PIEMONTE FM

quarta-feira, 16 de março de 2016

Congressistas cobram renúncia de Dilma na Câmara e no Senado

Protesto ocorreu após divulgação de diálogo entre a presidente com Lula.

Manifestação de oposicionistas gerou discussão com governistas no plenário.

Do G1, em Brasília
Após vir à tona o conteúdo de um diálogo telefônico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, deputados da oposição e dissidentes da base governistas cobraram no plenário da Câmara a renúncia da chefe do Executivo. Aos gritos, os parlamentares gritavam "renúncia, renúncia". No Senado, também houve pedido no plenário para que a presidente deixe o cargo.
Nesta quarta-feira, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, retirou o sigilo de interceptações telefônicas de Lula feitas com autorização judicial. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem um diálogo ocorrido no início da tarde desta quarta com Dilma, que o nomeou ministro da Casa Civil nesta quarta(Ouça gravação no vídeo abaixo)
Conversa com Dilma
Dilma: Alô
Lula: Alô
Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
Lula: Fala, querida. Ahn
Dilma: Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
Lula:  Uhum. Tá bom, tá bom.
Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
Dilma: Tá?!
Lula: Tá bom.
Dilma: Tchau.
Lula: Tchau, querida.

Para a oposição, o diálogo derruba a versão da presidente Dilma de que Lula iria para o ministério com o objetivo de fortalecer o governo e ajudar na recomposição da base de apoio do Palácio do Planalto no Congresso. No entendimento de líderes oposicionistas, fica claro que Lula aceitou a nomeação a fim de ter foro privilegiado e passar a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais por Sérgio Moro.
O protesto de deputados oposicionistas no plenário da Câmara ocorreu em meio à sessão desta quarta. Parlamentares da oposição e até da base aliada gritam "Lula na cadeia" e cantaram o Hino Nacional.
Para a oposição, o conteúdo do telefonema fortalece o apelo para que Dilma deixa o governo. “A casa caiu. A presidente está fazendo obstrução da Justiça. Entendemos que ela é passível de interdição. Vamos pedir a renúncia de Dilma e que se cumpra voz de prisão ao ex-presidente Lula”, declarou o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM).
“Não tem outro caminho senão a renúncia”, sustentou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA).
O líder do PPS, Rubens Bueno (PR) defendeu a prisão de ambos. “O governo acabou. Ambos não merecem outro lugar, senão a prisão”, afirmou.
Em resposta, deputados governistas chamaram os adversários de "golpistas". Por conta da tensão entre os parlamentares, a sessão acabou suspensa.
O líder do PT, Afonso Florence (BA), rebateu as críticas da oposição e disse que, na conversa, a presidente trata apenas da publicação no Diário Oficial da União da nomeação de Lula para o ministério, falando apenas de “ato estritamente administrativo”.
“Tomando a providência para essa publicação [no Diário Oficial da União], a presidente ligou para o presidente Lula. Houve uma gravação e a divulgação dessa gravação de um ato estritamente administrativo”, afirmou.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), vice-líder do partido, criticou a divulgação do áudio dizendo que o juiz Sérgio Moro cometeu uma ilegalidade ao revelar o teor de uma conversa envolvendo uma pessoa com foro privilegiado.
“Qualquer estudante sabe que quando tem uma pessoa com foro privilegiado o juiz de primeira instância perde a prerrogativa [de julgar]. O juiz Sérgio Moro cometeu uma ilegalidade ao permitir o vazamento da gravação pela Polícia Federal, agindo como um militante político. Esse fato não é da competência dele e é muito grave porque ampliará os atos de violência. Vivemos um estado de exceção”, acusou Pimenta.
Senado
A divulgação da conversa entre Lula e Dilma também repercutiu no plenário do Senado. Em meio à votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta o pagamento de IPTU por parte de instituições religiosas, o líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), pediu a palavra para relatar o episódio aos colegas do Legislativo.
No plenário, Caiado disse que não havia outra alternativa à presidente Dilma Rousseff, que não renunciar ao mandato. “[O conteúdo] da ligação é de gravidade ímpar”, disse o líder do DEM.
“O mínimo que a presidente Dilma tem que fazer agora é renunciar à Presidência da República. É de uma gravidade ímpar. A presidente quebra 100% a liturgia da função da Presidência, quebra o decoro, quebra a condição de presidir o país, no momento que utiliza o termo de posse para dificultar o acesso da Justiça ao ex-presidente Lula”, disse Caiado.
Já o presidente do DEM, senador Agripino Maia (DEM-RN), disse que o Congresso deve aprovar o impeachment de Dilma. Isso, para ele, é a única "alternativa" que resta aos parlamentares.
“Com essas novas evidências não restam alternativas ao Congresso a não ser aprovar o impeachment de Dilma. Esgarçou-se o tecido brasileiro. Não tenho nenhuma dúvida de que houve tentativa de blindagem pela crueza dos fatos que acabaram de acontecer”, considerou Agripino.
Por meio da assessoria de imprensa, o presidente do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou uma nota sobre o assunto. O tucano disse que o governo da presidente Dilma chegou à “falência”.
“É a falência definitiva de um governo que ultrapassou todos os limites éticos e morais para defender os seus aliados. A presidente Dilma não tem mais condições de governar o Brasil."
Em defesa de Dilma, o líder do governo no Senado, José Pimentel (PT-CE), chamou a divulgação das escutas de "quebra de sigilo". Segundo ele, isso “fere” a democracia.
“Fico triste de ver parlamentares que foram às ruas para combater a ditadura, agora resolverem apoiar um ditador que não respeita a legislação brasileira, que é o juiz federal Sérgio Moro. Não temos o direito de, em nome de uma disputa política, rasgar a Constituição Federal”, bradou Pimentel.
Outro a defender Dilma, o senador Telmário Mota (PDT-RR) afirmou que a divulgação do grampo telefônico é uma “afronta à democracia” e pediu providências do Senado.
“Esse assunto é de gravidade, fere a Constituição. Esta Casa tem neste momento a obrigação de se reunir e adotar medidas que possam evitar que a Constituição brasileira seja rasgada. O que aconteceu foi uma barbaridade, um crime, uma afronta à democracia. Às 11h da manhã a presidente tem uma conversa e às 20h já está publicada. Isso não pode acontecer”, disse Telmário.
Protesto em frente ao Planalto
Manifestantes contrários à nomeação de Lula para a chefia da Casa Civil protestaram no início da noite desta quarta-feira em frente ao Palácio do Planalto, fechando todas as faixas do Eixo Monumental, via que dá acesso ao prédio do Executivo.
Cerca de 1,5 mil pessoas estavam no local por volta das 19h, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal. Para organizadores do protesto, 2,5 mil participaram do ato.
A PM chegou a disparar gás de pimenta para evitar confronto entre o grupo e partipantes de uma manifestação a favor do petista. Um homem foi preso suspeito de explodir uma bomba caseira próximo ao palácio.
Motoristas passavam pelo local fazendo "buzinaço". O grupo favorável a Lula se posicionou do outro lado da rua. Membros do Batalhão da Guarda Presidencial reforçaram a vigilância do palácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário