PIEMONTE FM

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Segurança pública da Paraíba é tema de discussão na Assembleia

Fonte: Simone Duarte/ Postagem: Satiro Coelho Ayres
alpb mortalidade na pbA Assembleia Legislativa da Paraíba realiza na tarde desta quinta-feira (6), às 14h, sessão especial para discutir a Segurança Pública no Estado. A iniciativa foi do deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB), e contou com a subscrição da deputada Camila Toscano (PSDB) e do deputado Renato Gadelha (PSC).
A sessão deverá contar com a presença de toda a cúpula de Segurança do Estado, incluindo o secretário Cláudio Lima; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; e o delegado geral da Polícia Civil, João Alves de Albuquerque. Todos foram convidados, de mesmo modo, que representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB e de entidades das policiais civil, militar e federal, movimentos sociais, representantes dos direitos humanos, vítimas da violência e sociedade civil organizada.
“Desde fevereiro apresentamos solicitação na Assembleia para a realização dessa sessão. Apesar da necessidade de discutir o problema ser urgente, apenas agora conseguimos pauta para que acontecesse. Esperamos a cúpula de Segurança e as entidades para juntos debatermos o problema, mas principalmente, apontarmos soluções. Ninguém aguenta mais tanta violência”, declarou.
Mapa da Violência – Levantamento do Mapa da Violência 2015 apontou a Paraíba como o 5º estado em número de mortes a cada 100 mil habitantes. São 33 homicídios. Os dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura apontam 33 homicídios a cada 100 mil habitantes ocorreram no estado em 2012.
Além disso, João Pessoa figura no ranking como a terceira cidade mais violenta do país, ficando atrás apenas de Maceió e Fortaleza. A capital paraibana ficou entre as que tiveram “graves aumentos na década”, subindo 100,1% na taxa de óbitos por 100 mil habitantes por arma de fogo de 2002 para 2012.
Bancos – Este ano, a Paraíba teve 88 casos de violência contra bancos, até o último dia 3 de agosto. Os dados são do Mapa da Violência contra Bancos na Paraíba em 2015, divulgado pelo Sindicato dos Bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário