PIEMONTE FM

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ricardo discute com empresários, gestores e lideranças políticas ações para o Porto de Cabedelo


FONTE: SIMONE DUARTE/ POSTAGEM: SÁTIRO COELHO AYRES/COMANDO DO POVO


rc porto de cabedeloPropostas que visam o pleno funcionamento do Porto de Cabedelo nortearam a reunião que o governador Ricardo Coutinho manteve nesta segunda-feira (17), no Palácio da Redenção, com empresários do setor de combustíveis, parlamentares, lideranças políticas de Cabedelo e gestores de instituições públicas.
No encontro, após ouvi-los, Ricardo estabeleceu um cronograma de atividades com pautas propositivas junto à Presidência da Petrobras e outros encaminhamentos, a exemplo de um grande seminário para planejar o futuro do Porto. Para isso, ele agilizará contatos a fim de agendar reunião com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, no Rio de Janeiro, da qual participarão, além do governador, a diretoria da Companhia Docas, os empresários do setor de combustíveis, secretários do Governo do Estado e técnicos de instituições envolvidas no processo.
Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho informou que, próxima segunda-feira (24), a pauta do Porto de Cabedelo será tema de conversa com o ministro dos Portos, Edinho Araújo, e representantes do empresariado. O ministro vem à Paraíba liberar R$ 3 milhões para o projeto de sinalização para operações noturnas no Porto.
Uma das alternativas a curto prazo para obras no Porto é uma permuta com o Estado de emendas parlamentares destinadas à prefeitura de Cabedelo, cuja proposta foi acatada pelo prefeito Leto Viana. A contrapartida viria em um outro momento com o Estado viabilizando a pavimentação das ruas de acesso ao Porto.
Foi consenso na reunião a constatação de que uma ampla melhoria na infraestrutura do Porto somente é possível com recursos do governo federal. Ricardo destacou que em inúmeras oportunidades tem tratado da questão do Porto, inclusive, em algumas ocasiões, com a própria presidente Dilma Rousseff.
Ricardo Coutinho sugeriu ainda a realização de um grande seminário para que Governo, prefeitura e todos os demais segmentos envolvidos na reunião desta segunda-feira possam planejar metas futuras para o Porto.
O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, os vereadores e empresários do segmento de transporte de combustíveis avaliaram que a reunião foi produtiva e que foi importante a formação de um fórum que objetiva também defender que a Petrobras não transfira para o porto Suape, em Pernambuco, a cabotagem, o que traria imensos prejuízos para a  economia da cidade e da Paraíba, pois levaria os empresários a buscar em Suape os combustíveis e não no Porto de Cabedelo.
Ainda participaram da reunião o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo, a vice-presidente Gilmara Temóteo; o secretário executivo do Desenvolvimento Ecômico, Wilbur Jácome; Edmundo Barbosa, do Sindialcool; os deputados Estela Bezerra e Arthur Cunha Lima Filho; Omar Hammad, presidene do Sindipetro; e Giovanni Marinho, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário