PIEMONTE FM

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Boqueirão continua perdendo água e Barragem de Acauã também vive situação crítica


 Boqueirão continua perdendo água e Barragem de Acauã também vive situação crítica
Mesmo com as últimas chuvas que caíram na Paraíba, principalmente em Campina Grande e João Pessoa, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, não teve recarga nova e continua perdendo 1 centímetros de sua lâmina de água por dia. As chuvas não chegaram nas cabeceiras dos rios Paraíba e Taperoá que levam água para Boqueirão. 

O açude, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Campina Grande e de mais 18 municípios, ainda vive um momento crítico, e está prestes a atingir o chamado “volume morto”.


Na última aferição realizada ontem 22/07/2015 o manancial que tem capacidade máxima (m3) - 411.686.287 apresentou o volume total em (m3) de 71.648.637, ou seja, detém 17,4% do seu volume total. No ultimo dia 14 de julho o manancial tinha 17,6%. No começo do ano, o açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, no Agreste paraibano, recebeu no começo do ano 3,3 milhões de metros cúbicos de água, o que elevou o nível do reservatório em 25 centímetros.


O açude de Boqueirão foi construído pelo DNOCS há mais de 50 anos, e hoje garante o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos, distribuídos em Campina Grande e nas várias cidades do Compartimento da Borborema.

Atualmente, a AESA monitora 124 açudes em todo o estado da Paraíba. Diariamente, os observadores dos principais açudes informam os volumes registrados em cada açude.

Acauã - Depois da grave seca que assolou a Paraíba nos anos 1990, uma alternativa representava a esperança de garantia de abastecimento de água para Campina Grande e municípios vizinhos foi a barragem de Acauã (Argemiro de Figueiredo). Inaugurada em 2002, com capacidade de armazenamento de 253 milhões de metros cúbicos de água, a barragem construída pelo então governador José Maranhão, seria responsável por represar as águas do Rio Paraíba em seu médio curso.


No entanto, hoje, Acauã possui pouco mais de 40 milhões de metros cúbicos de água, o que representa apenas 15,9% de sua capacidade de armazenamento.


Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário