PIEMONTE FM

quarta-feira, 17 de junho de 2015

REFORMA POLÍTICA: maioria dos deputados federais paraibanos vota a favor da impressão do voto


REFORMA POLÍTICA: maioria  dos deputados federais paraibanos vota a favor da impressão do voto
 O Plenário da Câmara dos Deputados votou, nesta terça-feira (16), mais dez temas da reforma política (PEC 182/07, do Senado). Entre os pontos aprovados estão a constitucionalização da fidelidade partidária e o voto impresso para conferência. A maioria dos deputados federais paraibanos votou a favor da matéria. Dos 12 parlamentares, 10 votaram sim, apenas um votou não e outro se ausentou. Parlamentares que no Estado são de partidos diferentes, votaram farováveis a exemplo de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), e Agnaldo Ribeiro (PP). A única ausência foi a do presidente da CPI deputado Hugo Mota (PMDB). O única da bancada que votou contra foi o deputado Luiz Couto (PT). 

Em sessão longa, os deputados votarão os temas pendentes, como regras sobre registro de candidatura, eleição simultânea e janela para troca de partido.

A fidelidade e a impressão do voto fazem parte de uma emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aprovada por 433 votos a 7 e 2 abstenções, que reuniu vários temas em um único texto. A emenda também contém regras mais fáceis para apresentação de projetos de iniciativa popular e normas para eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Voto impresso Com o objetivo de aumentar o controle do eleitor e de permitir auditorias nas urnas eletrônicas, a emenda prevê que a urna deverá imprimir o voto, a ser conferido pelo eleitor antes da conclusão da votação. O voto impresso dessa maneira será depositado automaticamente em local lacrado.

Fidelidade partidária Quanto à fidelidade partidária, questão ausente da Constituição atual, o texto aprovado determina a perda do mandato daquele que se desligar do partido pelo qual foi eleito. A exceção será para os casos de “grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda”. Também não perderá o mandato no caso de criação, fusão ou incorporação do partido político, nos termos definidos em lei. Os termos incluídos na PEC da reforma política são parecidos ao que é disciplinado na Resolução 22.260/07, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A resolução permite ao partido político interessado pedir, na Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.

Considera-se justa causa a incorporação ou fusão e a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.


Iniciativa popular A apresentação de projeto de lei de iniciativa popular foi facilitada com a aprovação da emenda. Atualmente, esse tipo de projeto pode ser apresentado à Câmara se for subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com um mínimo de 0,3% dos eleitores de cada um deles. Esse 1% corresponde a cerca de 1,5 milhão de assinaturas. 

A quantidade de assinaturas caiu para 500 mil nas mesmas cinco unidades federadas. Também diminuiu a adesão em cada estado para 0,1% dos eleitores. 

Mandatos das Mesas 

Em razão da mudança do mandato eletivo para cinco anos, correspondente a uma legislatura, a emenda adapta a Constituição para prever que as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado ocorrerão no primeiro dia de cada metade da legislatura (cerca de 2,5 anos). Será vedada a recondução aos mesmos cargos na eleição subsequente, seja dentro da mesma legislatura ou em outra. Atualmente, a recondução é proibida apenas na eleição dentro da mesma legislatura. Depois de votada em primeiro turno, a reforma política ainda passará por segundo turno de votações na Câmara e, posteriormente, seguirá para o Senado. Confira a posição dos parlamentares paraibanos abaixo: Efraim Filho/Sim Damião Feliciano/Sim Hugo Motta/Ausente Manoel Junior/Sim Veneziano Vital do Rêgo/Sim Aguinaldo Ribeiro/Sim Wellington Roberto/Sim Rômulo Gouveia/Sim Pedro Cunha Lima/Sim Luiz Couto/Não Wilson Filho/ Sim Benjamin Maranhão/Sim PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário