PIEMONTE FM

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Arrastões de PE ameaçam Pedras de Fogo e PM da PB reforça segurança na divisa

Polícia Militar em Pedras de Fogo informou ao Portal Correio que já solicitou reforço policial ao Comando Geral em João Pessoa, para evitar problemas na cidade
Cidades | Em 15/05/14 às 11h20, atualizado em 15/05/14 às 16h30 | Por Redação
Divulgação 12
PM reforça segurança na divisa
A onda de violência que se iniciou nessa quinta-feira (14) nos municípios pernambucanos está ameaçando a cidade de Pedras de Fogo, que fica a 42 km de João Pessoa. A ação começou no início da manhã em Itambé (PE) que fica na divisa com a Paraíba.

A Polícia Militar em Pedras de Fogo informou ao Portal Correio que já solicitou reforço policial ao Comando Geral em João Pessoa, para evitar problemas na cidade. Segundo a PM, a estratégia é fechar os principais acessos do município para limitar a ação dos manifestantes.

O comandante do pelotão de Pedras de Fogo, tenente Thomás Carvalho, informou que a multidão se aproxima com rapidez do município e os manifestantes estão causando destruição por todo o trajeto.

O tenente disse ainda que o serviço público foi paralisado e o comércio fechou mais cedo em Pedras de Fogo. Os trabalhadores se apressaram para voltar para casa temendo arrastões. Apesar disso, a PM disse que a situação na cidade está sob controle e que a confusão se estende somente por Pernambuco.
O Comando Geral da Polícia Militar na capital paraibana informou que já enviou reforços policiais para Pedras de Fogo.
Caso em Pernambuco 
A Polícia Militar de Pernambuco está em greve desde terça-feira (13), o que foi suficiente para deixar região metropolitana do Recife em clima de guerra civil. Lojas foram saqueadas no município de Abreu e Lima e alunos das universidades Federais e Rurais de Pernambuco ficaram prejudicados com a suspensão das aulas.

No dia do aniversário de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, foram presas 15 pessoas, entre o período da noite da quarta até a manhã da quinta (15). Elas são acusadas de saques e invasões de lojas. Moradores do município afirmam que muitas casas foram saqueadas por pessoas da comunidade. A prisão aconteceu pela Central de Flagrantes da Polícia Civil. A prefeitura da cidade decretou ponto facultativo para os servidores durante esta quinta, por causa da insegurança causada pela greve.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto de Federação de Educação de Pernambuco (IFPE) decidiram suspender todas as aulas noturnas enquanto durar a paralisação dos policiais militares e dos bombeiros em Pernambuco. A medida é preventiva, e busca garantir a segurança de alunos e professores. Na UFPE, ficam suspensas todas as aulas a partir das 17h nos três campus: Recife, Vitória e Caruaru. Já a Rural estuda cancelar, também, as aulas do período da tarde. 

Nesta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou a ilegalidade da greve da Polícia Militar. A multa prevista para a categoria será de R$ 100 mil por dia de paralisação, segundo o Governo de estado. A ordem é para que os policiais militares voltem ao trabalho imediatamente.

As tropas da Força Nacional de Segurança Pública chegaram na manhã desta quinta nas ruas do Recife e Região Metropolitana para fazer a segurança local. O Diário Oficial da União publicou uma portaria na quarta-feira (14) que autoriza o uso da Força Nacional em Pernambuco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário