PIEMONTE FM

domingo, 10 de maio de 2015

Paraíba com memória: Projeto do Correio inicia com Epitácio Pessoa e Rosil Cavalcanti

Ex-presidente e compositor serão os primeiros personagens de uma série de reportagens que serão produzidas pelo Correio

Imprensa | Em 10/05/15 às 09h53, atualizado em 10/05/15 às 10h07 | Por
Montagem/Portal Correio
Ex-presidente Epitácio Pessoa e Rosil Cavalcanti
O que existe em comum entre o ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa e o compositor Rosil de Assis Cavalcanti? Aparentemente, nada. Epitácio nasceu em Umbuzeiro (PB) e foi presidente da República. Rosil nasceu em Macaparana (PE) e foi compositor. Mas uma coisa liga os dois: o rádio. 



Epitácio inaugurou a radiofonia no Brasil, em 1922. Foi dele a primeira voz transmitida pelo então novo meio de comunicação. Rosil foi influente radialista em Campina Grande. Fez sucesso na profissão e se tornou um dos principais nomes da radiofonia paraibana de todos os tempos.

Rosil Cavalcanti e Epitácio Pessoa serão os primeiros personagens de uma série de reportagens que serão produzidas pelo Correio neste ano em que o radialista completaria 100 anos e o responsável pela inauguração do rádio no País completaria 150. O resgate da história dois personagens será apresentado à sociedade pelo projeto “Paraíba com Memória”, uma iniciativa do Sistema Correio de Comunicação que objetiva voltar ao passado para entender o presente e projetar o futuro por meio de fatos, acontecimentos e personalidades que ajudaram a construir a identidade cultural e histórica a partir do surgimento da Cidade de Nossa Senhora das Neves, em 1585. 

Protagonista da história e da memória da Paraíba por 62 anos, a partir da criação do Correio no dia 5 de agosto de 1953, por Teotônio Neto, o Sistema Correio de Comunicação conta com a colaboração da ex-secretária de Cultura do Estado, Cida Lobo, na concretização do projeto, que teve início em 2013 por ocasião das comemorações alusivas aos 60 anos do maior jornal do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário