PIEMONTE FM

sexta-feira, 13 de março de 2015

Sispen: Moção de Aplausos solicitada por deputado João Bosco é aprovada pela Assembleia Legislativa

Sispen: Moção de Aplausos solicitada por deputado João Bosco é aprovada pela Assembleia Legislativa

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba nessa quarta-feira, 11 de março, por unanimidade, o requerimento apresentado pelo deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, solicitando Moção de Aplausos para os agentes penitenciários do estado. Ele destacou a importância do trabalho e o nível técnico dos profissionais da pasta.
Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que a atividade prisional é uma das mais cruciais no ciclo da Segurança Pública, tendo em vista a necessidade de se lançar sobre a ressocialização de pessoas que cometeram crimes. “Não é uma tarefa fácil. Os agentes têm se esforçado para dissipar a imagem, formada ao longo de décadas de governos autoritários, de um sistema penitenciário outrora repressivo e mutilador dos direitos humanos”, disse João Bosco.
O parlamentar frisou a qualificação acadêmica da classe, tendo em vista que quase todos os agentes têm curso superior nas mais diversas áreas do conhecimento. Bosco lembrou que a Secretaria da Administração Penitenciária vem promovendo vários cursos de aperfeiçoamento, através da Escola de Gestão Penitenciária, que no ano de 2013 lançou o Programa de Otimização do Servidor Penitenciário (Prosservidor).
Entre os cursos realizados estão o de Gestão Penitenciária e o de Inteligência Prisional, ambos voltados à formação humanística e à cidadania. Na avaliação do deputado, tanto o esforço da Seap quanto o dos agentes merecem aplausos não apenas da Assembleia Legislativa, mas de toda a Paraíba, estado que, apesar de suas limitações financeiras, apresenta um sistema prisional bem mais organizado do que em outras unidades da federação.
“Percebe-se claramente o empenho desses profissionais na busca de um sistema penitenciário melhor, mais justo e, consequentemente, mais humanizado. Lembrando mais uma vez que é uma missão extremamente delicada e espinhosa, porém paulatinamente possível. Muito já foi transformado nos últimos anos e muitas outras mudanças haverão de acontecer. E podem ter certeza: a sociedade é que sairá ganhando”, declarou João Bosco.
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário