PIEMONTE FM

domingo, 18 de janeiro de 2015

Shaolin se comunica com expressões faciais, quatro anos após acidente

Acidente aconteceu em janeiro de 2011 na BR-230, em Campina Grande.

Humorista Shaolin segue consciente e apresenta pequenas evoluções.

Do G1 PB
Shaolin acompanhado da esposa, Laudiceia Veloso, que se dedica à sua recuperação em Campina Grande (Foto: Arquivo pessoal)Shaolin acompanhado da esposa, Laudiceia
(Foto: Laudiceia Veloso/Acervo pessoal)
Quatro anos após o acidente que o deixou em coma, o humorista Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin, consegue se comunicar e interagir com a família através de "expressões faciais e dos olhos", conforme relatou sua esposa, Laudiceia Veloso.
O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa, em Campina Grande, sob os cuidados da família.
“Ele apresenta evoluções pequenas, é um processo longo e gradativo. Nunca tivemos uma regressão no seu quadro médico. Shaolin tem consciência e compreende tudo que acontece ao seu redor. Na medida do possível, ele interage conosco. Ele é muito esforçado”, explicou Laudiceia.
Ela conta que a família foi “forçada” a criar uma comunicação diferenciada para que pudessem se entender e agradar os desejos do humorista. “Apenas olhando pra ele, e prestando atenção em suas expressões faciais, consigo saber se ele gostou de algo, se está cansado, qual programa quer assistir. Todas essas coisas ele consegue passar para a gente e nos entendemos”.
Segundo Laudiceia, o acompanhamento de médicos continua constante, como os fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mas que neste tipo de caso, seja a pessoa que for, os médicos não podem passar um diagnóstico, porque cada pessoa reage de uma forma, em seu determinado tempo. “Vi pacientes que em 50 dias estavam bem e outros que estão na mesma situação há muitos anos”, disse.
Seguindo os passos do pai
O filho mais novo do casal, Lucas Veloso, tem 18 anos e já começa a ganhar a vida da mesma forma que fazia seu pai: com humor. “Lucas foi criado dentro dos teatros, acompanhando a carreira do pai, e desde pequeno demonstrava interesse por aquele ambiente”, lembra Laudiceia.
“A primeira vez no palco foi com cinco anos, quando Shaolin fez uma imitação de Ronaldo Cunha Lima (ex-governador da Paraíba) e Lucas subiu ao palco para imitar Cássio (filho de Ronaldo e também ex-governador do estado e atual senador). Isso despertou o desejo de conhecer mais e trabalhar com a comédia. Ele também teve um interesse pela música, mas a veia do humor estava sempre viva e falou mais alto. Ele fez seu primeiro show no dia 25 de abril de 2014 e agora está fazendo shows por diversos estados do nordeste”, comentou a esposa de Shaolin.
Lucas subiu ao palco pela primeira vez com 5 anos de idade e ao lado de seu pai (Foto: Divulgação/Instagram)Lucas subiu ao palco pela primeira vez com 5 anos de idade e ao lado de seu pai (Foto: Laudiceia Veloso/Acervo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário