PIEMONTE FM

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Comentário na web vira caso de polícia e gera ato contra 'gordofobia'

'Sou gorda e nesse verão vou usar biquíni, sim', postou professora.

Desconhecido, que compartilhou e criticou, foi intimado a depor.

Lívia TorresDo G1 Rio
Thais em ensaio fotográrico feito após preconceito na web (Foto: Divulgação / Filipe Reis)Mulheres pediram 'silêncio' para os preconceituosos (Foto: Divulgação / Filipe Reis)
Uma foto de biquíni da professora Thais Oliveira, de 21 anos, em sua página do Facebook, virou caso de polícia e mobilizou mulheres a fazerem um protesto fotográfico. Sem vergonha dos quilos extras, a jovem postou em mais um dia de calor no Rio: "Sou gorda e nesse verão vou usar biquíni, sim, e, se reclamar, vai ter topless".
A foto foi compartilhada na rede social por um homem que não conhecia Thais e que, em tom de preconceito, dizia que "tem que zoar essas gordinhas mesmo".
A professora foi vítima de ofensa e prestou queixa na delegacia (Foto: Reprodução/Facebook)Postagem no Facebook ofendia professora, que prestou queixa na delegacia (Foto: Reprodução/Facebook)
A resposta veio de duas formas. Thais denunciou o caso à polícia, que já intimou o homem, que não teve o nome divulgado, a depor. Segundo a professora, o rapaz apagou as ofensas de sua página no Facebook.
“Ele me pediu desculpas, eu o perdoei pelo comentário infeliz, mas tomei as medidas cabíveis", afirmou Thais.
Ato fotográfico
Além disso, o apoio recebido nas redes socias mobilizou 13 mulheres, incluindo Thais, a realizarem um ato fotográfico contra a "gordofobia".
No dia 18 deste mês, orgulhosas de suas curvas e pedindo o silêncio dos preconceituosos, elas posaram para um ensaio na Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio. A história foi divulgada pelo jornal “O Melhor da Baixada”.
O ato, segundoThais, foi marcado através da internet e a escolha da locação, a praia, foi para que todas pudessem posar de biquíni. “Chamamos atenção de muita gente no dia. Quiseram tirar fotos com a gente e quando explicávamos o motivo do ensaio, todos apoiavam. Teve até turista gringo tirando foto. O mal a gente tem que pagar com o bem”, disse.
Thais durante ensaio no Rio (Foto: Divulgação / Filipe Reis)Thais e mais 12 mulheres posaram na Praia Vermelha (Foto: Divulgação / Filipe Reis)
"O ensaio foi uma forma de mostrar o que a mulher brasileira tem de melhor, sem esconder. Eu fui acusada de muitas coisas, coisas horríveis, sem conhecer o rapaz. Falaram mal não só de mim, mas de outras mulheres. Ele foi muito preconceituoso em tudo que falou. Muitas meninas tinham autoestima baixa e quando viram as fotos, começaram a se achar bonitas. Foi uma proposta de a mulher se amar mais", contou ao G1 nesta segunda-feira (26).
Thais, que é moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, prestou queixa na 54ª DP (Belford Roxo). De acordo com a polícia, o caso foi tipificado como injúria e encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário