PIEMONTE FM

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Luciano Agra morre aos 62 anos após complicações no quadro de AVC hemorrágico

Agra era formado em Arquitetura pela UFPE com mestrado em Engenharia Urbana na UFPB; assumiu a Prefeitura de João Pessoa após a renúncia de Ricardo Coutinho para disputar o Governo do Estado

Cidades | Em 10/12/14 às 22h31, atualizado em 11/12/14 às 08h52 | Por Redação
Reprodução/ Facebook
Luciano Agra
 O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, faleceu na noite desta quarta-feira (10), às 22h15, no Hospital Memorial São Francisco, na Capital, após complicações no quadro de acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há uma semana. A informação foi confirmada pelo cardiologista e diretor da instituição de saúde, o médico Ítalo Kumamoto. Por volta da meia noite, um dos familiares deixou o hospital carregando o chapéu Panamá, um dos símbolos da imagem do ex-prefeito.
O velório está previsto para ter início às 10h desta quinta-feira (11), na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano. O cortejo sairá às 15h, rumo ao cemitério Parque das Acácias, onde o ex-prefeito será sepultado. 
Na última quarta-feira (3), ele havia dado entrada às pressas na unidade, onde passou por cirurgia. Com o passar dos dias, o quadro clínico foi evoluindo de maneira estável. Os médicos chegaram a reduzir a sedação. O estado de saúde voltou a piorar nesta quarta e se mostrou irreversível.  
Luciano Agra era formado em Arquitetura pela UFPE, com mestrado em Engenharia Urbana na UFPB. Dentre os cargos que já ocupou, destacam-se os de diretor técnico da Companhia de Pró-Desenvolvimento de Campina Grande, de secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro e de coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA/PB. Agra atuou também como arquiteto nas prefeituras de João Pessoa,  Campina Grande, e no Governo da Paraíba. Foi secretário municipal de Planejamento durante o primeiro mandato de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa.

Então filiado ao PSB, concorreu como candidato a vice-prefeito de João Pessoa na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (que disputava a reeleição) nas eleições municipais de 2008. A dupla saiu-se vitoriosa em primeiro turno junto, com cerca de 74% dos votos válidos.

Por conta da renúncia de Ricardo Coutinho para disputar o Governo do Estado, Agra foi empossado como prefeito da capital paraibana em 31 de março de 2010.

Em 2012, com a gestão de Luciano Agra chegou à marca 70% de aprovação. Contudo, as pesquisas indicavam que ele obteria apenas 17% das intenções de voto. Por várias vezes demonstrou desejo de voltar a ser candidato, mesmo com o PSB já tendo como pré-candidata a ex-secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra. Os dois disputaram as prévias do partido e Estela venceu com 69% dos votos dos filiados presentes à convenção. Mais tarde, em carta aberta, Agra anunciou apoio ao pré-candidato do PT, Luciano Cartaxo. 
Luciano Agra deixou o PSB juntamente com o vice-prefeito Nonato Bandeira, que foi para o PPS. Agra filiou-se ao recém-criado Partido Ecologico Nacional (PEN).  Em 2014, participou novamente do processo eleitoral concorrendo como primeiro suplente do candidato a senador Wilson Santiago (PTB), que ficou em terceiro lugar na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário