PIEMONTE FM

sábado, 21 de junho de 2014

Pinto do Acordeon e Elba Ramalho fazem a abertura do São João Pra Valer; confira detalhes dos festejos da Capital


Pinto do Acordeon e Elba Ramalho fazem a abertura do São João Pra Valer; confira detalhes dos festejos da Capital
 O São João Pra Valer 2014 promete levar muito forró às areias da praia de Tambaú, em João Pessoa. A festa começa às 21h deste sábado (21) e se estende até o dia 24 do mês de junho, no Busto de Tamandaré, e 29 nos polos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Cultural (Funjope).

Para abertura do espetáculo à beira-mar, a apresentação das quadrilhas juninas Aconchego e Xote e Baião. Logo depois, sobem ao palco o homenageado da festa, o músico Pinto do Acordeon, às 22h e, na sequência, a artista paraibana Elba Ramalho, à meia-noite.

Além de Elba e Pinto do Acordeon, o São João pra Valer 2014 tem como atrações principais as bandas Forró Pegado, os Gonzagas, Furacão do Forró, Luan Estilizado, Bereguedê e Forró da Xeta. O evento acontece na praia e também em polos descentralizados nos bairros do Valentina Figueiredo, Cristo, Tambaú e Mandacaru.

Festa para Pinto do Acordeon – Homenageado deste ano, o músico paraibano Pinto do Acordeon disse estar honrado ao ser prestigiado ainda em vida pela PMJP em 2014. “Eu fico emocionado por ser homenageado de forma diferenciada. Tantos artistas só recebem honrarias depois de partirem deste mundo e eu estou aqui, vivinho, pra ‘comer o bolo da minha própria festa’ e tocar minha música para o meu público”, destacou.

Interessado pela música desde a infância e aficionado por acordeon, instrumento que o tornou conhecido, ganhou fama ao fazer parte das apresentações da trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. “O anjo que acompanhava Luiz Gonzaga quando ele tocava sua sanfona, hoje me acompanha”, disse Pinto do Acordeon, emocionado.

Com mais de 20 álbuns gravados em seu nome e já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Genival Lacerda e os Três do Nordeste, Pinto emplacou uma de suas canções na novela Tiêta, da Rede Globo de Televisão, o sucesso “Neném Mulher”. Em 2008, apresentou-se no Festival de Montreux, na Suíça, junto com outros artistasbrasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César e Flávio José.

A história do músico sertanejo também é contada em um DVD, que reúne mais de 52 artistas sanfoneiros, intitulado O Brasil da Sanfona, dirigido pelo cineasta Sérgio Roizenblit. “Minha música é minha vida. Se você quer saber do que eu mais tenho saudades, eu te digo que hoje eu tenho saudades de mim, por saber que terei de partir um dia para deixar de fazer o que eu tanto amo”, completou.

Elba Ramalho – Cantora e atriz, Elba Maria Nunes Ramalho também nasceu em Conceição. Sua família foi morar em Campina Grande e seu pai se tornou proprietário do cinema local. O interesse pelas artes veio ainda na infância. Em 1968, quando estudava Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e montou o conjunto “As Brasas”, que decidiu abandonar para transformá-lo em grupo teatral.

Em 1974, mudou-se para o Rio de Janeiro para ter mais destaque na carreira. Na época, chegou à cidade com o “Quinteto Violado” para se apresentar como crooner durante uma temporada no Rio. Decidiu ficar de vez na cidade, onde conheceu artistas como Alceu Valença e Carlos Vereza. Em 1978, fez parte do elenco da peça “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, ao lado de Marieta Severo. Fez muito sucesso na década de 80, tornando-se uma das cantoras de maior popularidade do País. Com os parceiros Geraldo Azevedo e Zé Ramalho criou o projeto “O grande encontro”, que resultou em CDs e DVDs, além de turnês elogiadas.

Em 1996, recebeu o prêmio de Melhor Show do Ano, pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo. Em 2008, Elba comemorou 30 anos de carreira, contabilizando mais de seis milhões de cópias vendidas dos trabalhos.

Elba é bicampeã do prêmio Grammy Latino, pelos discos: “Qual o Assunto Que mais lhe Interessa?”, lançado em 2007 e “Balaio de Amor”, lançado em maio de 2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras – Regional e Tropical.

Confira a programação completa do São João Pra Valer:

Palco Principal Busto de Tamandaré

22/jun

21h – Quadrilha Junina Explode Coração

21h30 – Quadrilha Junina Pó de Serra

22h – Forró Pegado

0h – Jurandy da Feira


23/jun

21h – Quadrilha Junina Tiko Show

21h30 – Quadrilha Junina Paraíba

22h – Os Gonzagas

0h – Furacão do Forró


24/jun

21h – Quadrilha Junina Lageiro Seco

21h30 – Quadrilha Junina Matuto Show

22h – Forró da Xeta

0h – Luan Estilizado


Polos

Polo Valentina (próx. ao Campo da Marquise):

27/06/14

Quadrilha Junina Nação Matuta – 19h

Forró Braza no Pé – 20h

Forró das Arábias – 22h


28/06/14

Quadrilha Junina Tiko Show – 19h

Trio de forró – 20h

Banda Bereguedê – 22h


Polo Cristo (Av. da Fraternidade, em frente à Escola Ubirajara):

27/06/14

Quadrilha Junina Butijinha – 19h

Trio de forró – 20h

Rayanne Stefanny – 22h


28/06/14

Quadrilha Junina Zé Monteiro – 19h

Trio de forró – 20h

Vinicius & Sobral – 22h


Polo Mandacaru (Cinco Bocas):

27/06/14

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru – 19h

Forró Pesado– 20h

Forró Fiando – 22h


28/06/14

Quadrilha Junina Mangue Seco – 19h

Forró Primeira de Luxo – 20h

Renata Arruda – 22h


Polo Tambaú (Largo da Gameleira):

21/06/14

Capoeira Afro Nagô do Mestre Zunga – 19h

Quadrilha Jovem Matuto – 20h

Repentistas Antônio Costa e Daudete Bandeira – 20h30

Trio de forró – 21h30


22/06/14

Capoeira Angola Mandinga de Mestre Lima – 19h

Quadrilha Junina Flor de Lírio – 20h

Emboladores Lindalva e Lavandeira – 20h30

Trio de forró – 21h30


27/06/14

Capoeira Angola Palmares do Mestre Dário – 19h

Quadrilha Junina Jovem Matuto – 20h

Repentistas Paulo Cruz e Milanez – 20h30

Trio de forró – 21h30


28/06/14

Capoeira Angola Palmares, do Mestre Adeilson – 19h

Quadrilha Junina Sanfona Branca – 20h

Repentistas Soledade e Minervina – 20h30

Jairo Madruga – 21h30


29/06/14

Capoeira Berimbau Dourado, do Mestre Colorado – 18h30

Quadrilha Junina Aconchego – 19h30

Selma do Coco e Quadrilha Junina dos Bonecos Gigantes – 20h30

Forró Encabulado – 22h


Esquema de Limpeza

 Mais de 200 pessoas estarão trabalhando no esquema especial de limpeza para o período do ‘São João Pra Valer’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, de 21 a 24 de junho. De acordo com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), as equipes vão cuidar da remoção dos resíduos descartados durante o período dos festejos juninos antes, durante e após a realização do evento.





Esquema de Segurança

Cerca de 400 homens das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e efetivo particular participarão do esquema de segurança integrada. A Secretaria de Segurança Pública disponibilizará 15 viaturas e 100 agentes por noite, divididos em patrulhas pela cavalaria, motocicletas (Rotam), policiamento ambiental, apoio ao turista (Ceatur) e rondas a pé.

Esquema de trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já definiu o plano de trânsito e transporte que vai ser executado nos quatro dias do São João Pra Valer, de 21 a 24, no Busto de Tamandaré, na orla, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A Semob vai disponibilizar 25 agentes de mobilidade por noite, para dar segurança aos pedestres e mobilidade ao tráfego de veículos.

Os agentes da Semob estarão distribuídos em 18 pontos no entorno do local do evento para orientar os motoristas sobre os desvios e rotas alternativas, bem como aos operadores e usuários do transporte coletivo sobre as mudanças nos pontos de embarque e desembarque. Agentes de mobilidade também estarão na sede do órgão fazendo o controle das vias pelas câmeras monitoramento da Central de Tráfego por Área.

Pontos de interdição – Haverá cinco pontos de bloqueio, próximos ao Busto de Tamandaré: na Avenida Epitácio Pessoa com Nossa Senhora dos Navegantes; Epitácio Pessoa com Antonio Lira; Rua Índio Arabutan com Antonio Lira; Avenida Almirante Tamandaré com Índio Arabutan e a Antonio Lira com a José Augusto Trindade.

A partir das 18h, os agentes de mobilidade já estarão nos pontos estratégicos, mas os bloqueios só serão feitos após 20h.

A Semob também vai dar apoio durante os festejos juninos em quatro bairros, além do Busto de Tamandaré: Valentina, Cristo, Mandacaru e Tambaú. Agentes serão escalados para monitorar essas áreas e dar segurança aos participantes.

Táxi – Os pontos de táxis ficarão na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, (Tambaú) e Marcionila da Conceição (Cabo Branco) próximos ao cruzamento com a Avenida Epitácio Pessoa.

A Semob pede aos motoristas que contribuam para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres, evitando estacionar os veículos em locais proibidos, como calçadas, esquinas e entradas de garagens. Outro alerta é não dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica. Se beber, utilize transporte público ou táxi.

Para informações ou reclamações, a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob, no telefone 3218-9310 ou 3218-9311(celular), além do 0800 2811518 (fixo).

Itinerário dos ônibus – Algumas linhas que circulam na orla vão sofrer alterações na rota durante o evento. As linhas de Tambaú vão circular sem alteração.

As linhas circulares também vindas da Epitácio Pessoa sentido praia, entram à esquerda na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

A partir das 20h, a linha Cabo Branco vindo da Epitácio Pessoa faz desvio pela Rua Juiz Amaro Bezerra (Localiza), seguindo pela Avenida Cairu, Avenida Cabo Branco e segue o trajeto normal. No sentido Bairro/Centro, o itinerário da linha 507 não será modificado.

Reforço de ônibus – Para atender à população durante os quatro dias de festas juninas na orla, a Semob preparou um reforço nas linhas de ônibus antes e depois do evento.

As linhas do Projeto Tetéu 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 108 – Alto do Mateus; 118 – Valentina-Paratibe-Mussumago; 203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 601- Bessa; 1500 – Circular e 5100 – Circular, que circulam durante toda a noite, deverão realizar duas viagens extras saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV) às 1h da manhã e às 2h.

As Linhas 204 – Cristo Redentor; 3200 – Circular; 701- Alto do Mateus; 2300- Circular;116- Colinas do Sul e 5201- Colinas/Epitácio/Rangel deverão realizar duas viagens extras saindo do TIV: uma a 01h e outra as 2 h;

As linhas 513- Bessa; 5600, 5603 e 5605 – Mangabeira/Shopping – deverão realizar viagens extras até o término do evento;

A linha 510- Tambaú deverá operar com uma frota mínima de 10 veículos;

As linhas 1500 e 5100 – Circulares – deverão trafegar até a orla das 19h até o término de evento;

A linha 507 (Cabo Branco) deverá operar com uma frota mínima de 10 veículos

Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário