PIEMONTE FM

domingo, 8 de setembro de 2013

Manifestações de 7 de setembro no Rio têm cerca de 80 detidos

Homem carrega placa pedindo respeito durante protesto no Rio de Janeiro. (Foto: Silvia Izquierdo/AP)

Homem carrega placa pedindo respeito durante protesto no Rio de Janeiro. (Foto: Silvia Izquierdo/AP)
Feriado da Independência foi marcado por protestos, neste sábado, 7 de setembro, no Rio de Janeiro. Pelo menos 77 pessoas foram detidas, segundo a Polícia Militar, e 14 se feriram, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em duas manifestações.
Pela manhã, no Centro, o desfile cívico foi invadido às 10h15 por ativistas. Algumas famílias que assistiam nas arquibancadas à parada militar acabaram atingidas pela fumaça das bombas de gás lacrimogêneo atiradas pela PM. Ainda no Centro, por volta das 12h, houve novo confronto e correria. Tiros de bala de borracha foram disparados. Vinte e sete pessoas foram detidas na região e levadas para 5ª DP (Gomes Freire), 12ª (Copacabana), 17ª DP (São Cristóvão), 19ª (Tijuca) e 21ª (Bonsucesso).
No fim da tarde, outro ato teve concentração no Largo do Machado. Por volta das 17h, o grupo de cerca de 200 manifestantes rumou para a Rua Pinheiro Machado, onde fica a sede do governo, o Palácio Guanabara. Quando chegaram na via, foram recebidos por policiais da tropa de choque, que atiraram bombas de gás com a aproximação de manifestantes, que nada haviam feito, segundo a reportagem do G1.
Com três bloqueios armados por dezenas de policiais, manifestantes tentaram dar a volta pela Rua Álvaro Chaves, mas a PM chegou e houve nova correria e mais bombas de gás. Por volta das 19h, o protesto se dispersou, e alguns ativistas saíram pelas vias no entorno, quebraram pontos de ônibus, e queimaram e espalharam lixo e entulho por ruas de Laranjeiras, Largo do Machado e Catete. Relógios, vidraças e publicidades também foram depredados. Cinquenta pessoas foram detidas em Laranjeiras, segundo a PM, e levadas de ônibus para a 21ª DP (Bonsucesso).
Durante a noite, os manifestantes que participaram do ato em Laranjeiras seguiram para a Lapa, no Centro. Houve tumulto e alguns bares fecharam as portas com receio de atos de vandalismo. A Polícia Militar lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes.
Feridos
A Secretaria Municipal de Saúde informou que 14 pessoas haviam dado entrada no Hospital Souza Aguiar, Centro do Rio, até 17h deste sábado. Deste total, ninguém ficou ferido com gravidade e todos haviam foram liberadas.
  •  
Homem leva seus filhos em meio á confusão durante confronto entre manifestantes e a polícia no desfile do Rio de Janeiro. (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)Homem se desespera com filhos em meio á confusão (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Família 'ilhada' em arquibancada tenta se proteger do gás lacrimogêneo tacado pela polícia durante confronto em meio ao desfile do 7 de Setembro no Rio de Janeiro. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Família 'ilhada' em arquibancada tenta se proteger do gás lacrimogêneo tacado pela polícia durante confronto em meio ao desfile do 7 de Setembro no Rio (Foto: Ricardo Moraes/Reuters
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário