PIEMONTE FM

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Festival da Cachaça e Rapadura, 'Bregareia' começa hoje na Paraíba

Do G1 PB
Comente agora
Reginaldo Rossi (Foto: G1 Ceará)Reginaldo Rossi se apresenta no Bregareia
(Foto: G1/Ceará)
O Festival Nacional da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo, mais conhecido como 'Bregareia', será aberto oficialmente nesta quarta-feira (25), às 14h em Areia, no Brejo paraibano. O evento tem apresentações de música brega, palestras sobre a cana de açúcar e turismo em engenhos de cachaça. O festival segue até o domingo (29) com shows como Reginaldo Rossi, Bartô Galeno, Zezo e Genival Santos. A organização estima que mais de 30 mil pessoas visitem por dia na cidade.
A abertura terá a apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda, da cidade de Areia. Logo após, haverá a primeira do ciclo de palestras previsto para o evento. O professor José Luciano Albino Barbosa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), falará sobre "Cana de Açúcar: História e Perspectivas".
O ciclo prossegue na quinta-feira (26) com a palestra do professor Anderson Vilela, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre "Cana-de Açúcar: Qualidade Físico-Química", às 8h. Em seguida acontece o "Café Com Arte", às 9h, uma mesa redonda sobre o Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar e manejo Varietal no Nordeste.
No mesmo dia, haverá a apresentação do Programa de Cana Semente, pelo secretário executivo de Estado da Agropecuária, e a palestra "Conservação do Solo na Cultura da Cana-de-Açúcar", pelo professor Ivandro de França da Silva da UFPB.
A palestra "Pragas, Doenças e Fitonematóide na Cultura da Cana- de- Açúcar no Nordeste", com Andréa Chaves, encerra o dia. O ciclo de palestras termina na sexta-feira (27) com "Boas Práticas de Fabricação" (João Roberto Trindade Costa, do Senai-João Pessoa), "O Engenho Como Atrativo Turístico – Economia Criativa" (Mirian Rocha – Consultora do Sebrae/PB) e uma visita ao Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura).
A parte festiva do evento começa na sexta-feira, com a presença de artistas locais e nacionais, a exemplo do "Rei do Brega" Reginaldo Rossi na sexta-feira (27), Adilson Ramos, Agnialdo Timóteo e Fernando Mendes no sábado (28) e Zezo, Bartô Galeno e Genival Santos no domingo (29).
Sexta-feira (27)
Triângulo Amoroso
Reginaldo Rossi
Paulo Márcio
Almir Santana
Roberto Muller
Kamilo Faion
José Ribeiro
Sábado (28)
Triângulo Amoroso
Daniel Dantas e Fumaça
Show de Calouros
Vinicius e Sobral
Edel Reis
Turma do Ratinho
Agnaldo Timóteo
Adilson Ramos
Fernando Mendes
Gilliard
Carlos Alexandre Jr.
Domingo (29)
Roberto Alexandre
Ruan
Nelson Roberto
Triângulo Amoroso
Leonardo Sullivan
Turma do Ratinho
Carlos André
Bartô Galeno
Genival Santos
Espelho de Motel
Zezo

Nenhum comentário:

Postar um comentário