PIEMONTE FM

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

'Foi só um teste', diz aluno do 2º ano que vai abdicar de vaga em medicina


Aluno aprovado na Universidade Federal do Piauí se considera precoce. 
Ariano Brilhante está no 2º ano e decidiu não iniciar a graduação.

Inaê TelesDo G1 PB
Comente agora
Paraibano Ariano Suassuna passou para Medicina com nota do Enem, mas decidiu não cursar  (Foto: Inaê Teles/G1)Ariano passou para medicina pelo Sisu, mas
decidiu não cursar (Foto: Inaê Teles/G1)
O estudante paraibano Ariano Brilhante Suassuna, de 16 anos, vai abdicar de uma vaga no curso de medicina porque, segundo ele, é preciso amadurecer mais na vida e nos estudos. “Como estou precoce, quero esperar terminar o 3º ano", justifica Ariano, aluno do 2º ano aprovado pelo Sisu na Universidade Federal do Piauí.
Enquanto comemorava a aprovação ao lado dos amigos, ele contou ao G1 que fez o Enem como experiência. “Foi só teste e eu passei”, disse Ariano, que decidiu terminar o ensino médio, para só então cursar uma graduação.

Segundo o estudante, foi possível conciliar o horário de estudo de segunda a sexta-feira. “Nunca estudei no fim de semana”, afirmou. Sobre o método de estudo, Ariano deu a dica: "Eu dividia as matérias em blocos de uma hora e estudava. Eu separava o horário de estudo para ver assuntos do 2º ano e também do 3º ano".
Ariano diz que pretente melhorar ainda mais sua rotina de estudos no ano que vem, já que será para valer. O objetivo dele é conseguir passar novamente em medicina. "Vou estudar entre seis e oito horas por dia, inclusive nos finais de semana”, garantiu.
Em 2012, os universitários Lucas Belmont, de 17 anos, e Fernanda Brito, 18 anos, também resolveram fazer a prova do Enem como experiência e acabaram passando, mas, diferente de Ariano, eles optaram por deixar o ensino médio e já estão cursando o ensino superior.
Lucas explicou que para ingressar na universidade não foi tão fácil assim. “Para cursar é muito burocrático. Tenho que me emancipar e conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Mas vale a pena, a gente ganha mais um ano”, explicou o universitário que já está no segundo período de Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba.
Lucas e Fernanda foram aprovados no Enem quando cursavam o 2º ano (Foto: Inaê Teles/G1)Lucas e Fernanda foram aprovados no Enem
quando cursavam o 2º ano (Foto: Inaê Teles/G1)
Fernanda cursa o primeiro período de Ciências da Computação na UFPB e também foi aprovada no Enem quando cursava o 2º ano. Ela acredita que o que contribuiu para sua aprovação, e também dos seus colegas, foi o fato de fazer as provas sem cobrança. “Não teve pressão nenhuma”, contou a universitária que também aconselhou o seu colega Ariano a fazer o mesmo e ingressar na universidade.
Matilde Barbosa, do Departamento de Apoio ao Vestibulando da escola onde Ariano e os seus colegas estudam, explicou que o colégio antecipa os assuntos das série posteriores. “No 9º ano a gente antecipa o assunto do 1º ano do ensino médio. Já no 1º ano, a gente conclui e e antecipa assunto do 2º ano. No 3º ano, a gente revisa os assuntos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário