PIEMONTE FM

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Avião com delegação do Corinthians pousa em Cumbica


Aeronave chegou em Guarulhos por volta das 7h.

Quase mil policiais militares participarão da segurança nesta terça-feira.

Do G1 São Paulo
1 comentário
A delegação do Corinthians, campeão mundial de clubes, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, às 6h59 desta terça-feira (18). O time e a comissão técnica desembarcaram na Base Aérea. O avião com os jogadores veio da Alemanha.
Logo ao descer do avião, os jogadores foram recebidos pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Em seguida, toda a equipe corintiana deve passar pelos procedimentos de migração e alfândega. O ônibus com o time usará a saída  do Setor 1 – Portão Lago, a 7 km do terminal de passageiros.
A chegada do Corinthians mobiliza a Polícia Militar de quatro cidades paulistas, além da Polícia Federal. Por questões de segurança e para evitar o tumulto que ocorreu no dia 3 de dezembro, quando o time embarcou para o Japão e 15 mil torcedores invadiram Cumbica, a PM decidiu reforçar a segurança para receber os jogadores vindos do Japão.
De acordo com a PM, a delegação corintiana, logo após deixar o aeroporto, seguirá em ônibus fechado para a Prefeitura de São Paulo, onde os integrantes do time receberão os cumprimentos do prefeito Gilberto Kassab. Em seguida, irão em carro aberto da Estação Tiradentes do Metrô, ponto de concentração de torcedores, para seguir em carreata até o Centro de Treinamentos do Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste.
  •  
Torcedores aguardam chegada do time em Cumbica (Foto: Letícia Macedo/G1)Torcedores aguardam chegada do time em Cumbica (Foto: Letícia Macedo/G1)
Segundo a PM, o cortejo alvinegro sairá da Estação Tiradentes e retornará pela Avenida Santos Dumont até a Avenida do Estado, seguindo pela Cruzeiro do Sul, Marginal Tietê e Rodovia Ayrton Senna, até o ponto de encontro com a sua torcida no CT. O site oficial do Corinthians informou que o elenco campeão mundial vai desfilar em trio elétrico que contará com a presença do cantor Thiaguinho.
Trajeto (Foto: Arte/G1)
Até 1,5 mil policiais militares, de Guarulhos, Mogi das Cruzes, capital e Franco da Rocha vão trabalhar nesta terça na recepção, escolta e festa do time de futebol que bateu o Chelsea no domingo (16). O número de agentes federais não foi informado. Também não foi definido o local da festa do título com os atletas, que deverá ser aberta ao público.
Polícia Militar reforça segurança em Cumbica para chegada de torcedores (Foto: Letícia Macedo/G1)Polícia Militar reforça segurança em Cumbica para
chegada de torcedores (Foto: Letícia Macedo/G1)
Os torcedores foram impedidos de chegar aos terminais com bloqueios realizados por forças de segurança a partir da noite desta segunda-feira (17).
Corintianos já se reuniam na região do aeroporto antes das 6h20 desta terça (Foto: Letícia Macedo/G1)Corintianos já se reuniam na região do aeroporto
antes das 6h20 (Foto: Letícia Macedo/G1)
"O desembarque do Corinthians no aeroporto não se dará pelos terminais de passageiros, não havendo possibilidade de contato com os jogadores no saguão do aeroporto", informou a concessionária.

Uma área localizada a 7 km do aeroporto foi reservada para que a imprensa acompanhe a saída. Grades de proteção foram colocadas na via que dá acesso à base aérea para conter eventuais torcedores que se desloquem ao local. Polícia e concessionária desaconselham a ida de torcedores ao aeroporto. Segundo o coronel Glauco Silva de Carvalho, comandante de Policiamento de Área da PM na região de Guarulhos, os torcedores corintianos devem evitar comparecer na região do aeroporto e se dirigirem para o local onde ocorrerá a festa do título.
“Queremos evitar conflitos generalizados e danos ao patrimônio público. Por isso, não será permitida da entrada da torcida uniformizada dentro do saguão de Cumbica, até porque o time não vai sair pelo saguão, mas por uma saída externa”, disse o coronel Glauco Carvalho. “Também sugiro que os passageiros antecipem suas idas ao aeroportos em duas horas para não ficarem presos em eventuais congestionamentos”.
De acordo com o capitão Eduardo Tales Mendes, comandante da 2ª Companhia de Choque de São Paulo, até 1 mil policiais militares vão compor o esquema de segurança para recepcionar e escoltar o Corinthians ao local da festa do título mundial.

“Participarão de 500 até 1 mil policiais militares”, disse o capitão ao G1, que informou que serão colocados gradis para separar os fãs do aeroporto. “Os jogadores não vão sair pelo desembarque de passageiros. Eles sairão pela área da base área. Não haverá contato entre atletas e torcedores”.

De acordo com o capitão, os jogadores deverão sair do avião e ir para o ônibus do clube, onde serão escoltados por cerca de 60 policiais até um local ainda a ser definido para a festa do time, na capital. “Não está programado desfile do time em carro aberto dos bombeiros. Em princípio, deverão estar dentro do ônibus mesmo”, afirmou o capitão.
Os jogadores não vão sair pelo desembarque de passageiros. Eles sairão pela área da base área. Não haverá contato entre atletas e torcedores"
Eduardo Tales Mendes,
comandante da 2ª Companhia de Choque
Torcedores corintianos em festa lotam o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, para incentivar a equipe do Corinthians, que embarca rumo ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. (Foto: Ricardo Trida/Diário do Grande ABC/Estadão Conteúdo)No embarque, torcedores ocuparam saguão.
(Foto: Ricardo Trida/Diário do Grande ABC/Estadão
Conteúdo)
Cerca de 480 policiais dos grupos de elite do Batalhão de Choque da PM, como as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), rondas de motocicletas e cavalaria, da capital, participarão do esquema de segurança montado para esta terça-feira. Também estarão presentes policiais com o canil de Franco da Rocha, policiamento de Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Antitumulto
As medidas de restrição de acesso foram tomadas para evitar o tumulto registrado no embarque do time para o Japão.  Na ocasião, houve congestionamento na Marginal Tietê e nas rodovias que dão acesso aos terminais.
Segundo estimativa da PM, três mil pessoas lotaram o Terminal 2. O tumulto começou quando os jogadores já haviam embarcado.
Ao todo, 150 policiais militares não conseguiram segurar a multidão. O Batalhão de Choque usou bombas de gás. Passageiros que chegavam para embarcar ficaram assustados. Carrinhos de bagagem foram quebrados, um carro danificado e dois policiais saíram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário