PIEMONTE FM

sábado, 12 de março de 2016

Centro de Zoonoses faz exames para detectar calazar, em João Pessoa

No último mês de janeiro, 167 pessoas levaram seus animais para fazer o teste no local, desse total, 33 casos foram confirmados

Saúde | Em 12/03/16 às 09h32, atualizado em 12/03/16 às 09h35 | Por Redação
Divulgação/Secom-JP
Centro de Zoonoses faz exames
O Centro de Zoonoses e Vigilância Ambiental de João Pessoa além de oferecer serviços de vacinação para animais domésticos e de rua, também faz exames para detecção de Leishmaniose ou calazar. A doença atinge cães sadios e pessoas com imunidade diminuída (como crianças, idosos e doentes) e pode matar. Os donos devem ficar atentos a qualquer sintoma. Caso o animal apresente ferimentos na cauda e orelha, unhas grandes, conjuntivite e tenha emagrecimento repentino, palidez, fraqueza, além de fígado e baço aumentados, deve ser levado imediatamente ao veterinário ou ao Centro de Zoonozes.

Leia também: PB teve 129 casos de calazar em 2015; falta de tratamento pode matar em 90% deles

No último mês de janeiro, 167 pessoas levaram seus animais para fazer o teste no local, desse total, 33 casos foram confirmados. De acordo com a médica veterinária do Centro de Zoonoses e Vigilância Ambiental, Suely Ruth Silva, além desses, mais 186 animais foram recolhidos nas ruas em áreas onde a doença é endêmica para realizar o exame. “Entre os animais trazidos pelos donos, 19,8% tiveram resultados positivos, enquanto entre os recolhidos nas ruas, o percentual foi 5,4%”, detalha.

Para confirmação da doença, o animal passa por dois testes. Primeiro o sangue é coletado e passa por um teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o sangue é encaminhado para Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) e passa por um novo teste que confirmará com mais segurança a Leishmaniose. O animal contaminado é sacrificado, pois a doença não tem cura e o animal mesmo recebendo tratamento, continua a transmitir.

A Leishmaniose é transmitida através da picada de um mosquito conhecido como mosquito-palha. O mosquito vive em áreas de vegetação de onde às vezes sai para se alimentar se aproximando de humanos e animais domésticos. Geralmente ele se alimenta de material orgânico, por isso é recomendado fechar bem os sacos e depósitos de lixo. Ele só se alimenta de sangue na época de reprodução. Para prevenir, o ideal é manter o canil limpo e usar coleiras repelentes, que deve ser trocada regularmente conforme recomendação do fabricante.

Animais e humanos são infectados após serem picados por mosquito. O mosquito pica um cão sadio que se contamina. No organismo do cão a Leishmania se desenvolve. Então um outro mosquito que picar este cão pode transmitir a doença quando picar outros cães ou pessoas. No entanto, o contato entre cães e entre cães e homens não dissemina a doença. “Os cães são os reservatórios da doença”, simplifica a veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário