piemonte fm

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Começa vacinação contra raiva para imunizar 65 mil animais em JP; veja locais


Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida. Dia D da campanha é no dia 28, mas população pode levar animais ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses ou postos itinerantes nos bairros

Saúde | Em 09/11/15 às 07h07, atualizado em 09/11/15 às 07h06 | Por Redação
Divulgação
Cães e gatos podem ser vacinados contra doença
A partir desta segunda-feira (9), vai ser iniciada a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, em João Pessoa. O objetivo da ação é imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Ao todo, no dia 28 deste mês, considerado como o Dia D da campanha, 200 postos de vacinação vão estar espalhados em todos os bairros da Capital. A meta da campanha é vacinar 64,8 mil cães.


Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida. Antes do dia D, a população pode levar os animais para tomar a vacina no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), que fica no Jardim Cidade Universitária, na Zona Sul de João Pessoa, ou em três postos itinerantes de vacinação, que vão circular bairros da cidade.

No primeiro dia da ação, os postos estarão nos bairros Jardim Veneza, Bairro das Indústrias e Cidade Verde, ambos na Zona Sul da Capital. Nos postos itinerantes, a vacinação começa às 9h e se estende até as 16h.

De acordo com Nilton Guedes, gerente do Cvaz, os postos itinerantes vão ser instalados em áreas mais afastadas do Centro da cidade e que possuem maior concentração de animais.

“É de responsabilidade de todos os guardiões protegerem seus animais, e como consequência, as pessoas que convivem com eles, pois imunizando o animal, está protegendo sua família”, disse Nilton Guedes.

A vacinação é anual, mas animais que irão receber a primeira dose da vacina devem tomar a segunda dose 30 dias após a primeira vacinação. Animais doentes ou debilitados não devem tomar a vacina. No ato de vacinação, o proprietário deve portar o cartão de imunização do animal.

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Em caso de mordidas ou ataque de animais que possam disseminar a raiva, a vítima deve lavar bem a ferida, com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Confira o calendário dos postos itinerantes:

Dia 9/11

USF Veneza V – Jardim Veneza
Igreja Assembleia de Deus – Bairro das Indústrias
Escola Municipal Professora Anayde Beiriz – Cidade Verde

Dia 10/11

Ponto final de ônibus da Ilha do Bispo
Ponto final de ônibus de Mandacaru
Ginásio do Guarani – Roger

Dia 11/11

USF Ipiranga – Valentina Figueiredo
USF Rosa de Fátima – Valentina Figueiredo
USF Paratibe – Paratibe

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida. Dia D da campanha é no dia 28, mas população pode levar animais ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses ou postos itinerantes nos bairros

Nenhum comentário:

Postar um comentário