PIEMONTE FM

domingo, 24 de maio de 2015

Universitários da PB fazem 'vaquinha' online para participar de competição

Eles usam uma plataforma de financiamento online para pedir doações.

Os alunos projetam e constroem aeromodelos.

Gustavo XavierDo G1 PB
Estudantes constroem modelos como este para participar de competições (Foto: Daniel Sarmento / Arquivo Pessoal)Estudantes constroem modelos como este para participar de competições (Foto: Daniel Sarmento / UFCG)
Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UFCG) estão pedindo ajuda financeira para participar de uma competição nacional de aerodesign que acontece em São Paulo no segundo semestre de 2015. Eles participam da equipe "ParahyAsas", que tem 29 membros, e devem projetar e construir aeronaves cargueiras de pequeno porte. O detalhe é que as doações podem ser feitas por uma plataforma de financiamento online. Veja aqui.
Parte do apoio à iniciativa dos estudantes é oferecida pela universidade. "Temos mais de 300 bolsas de iniciativa científica do CNPq e alguns dos alunos bolsistas estão nesse projeto. O departamento é vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) , que oferece todo apoio à equipe. Não recebemos nenhuma demanda de suplementação orçamentária deste projeto para ser analisada, mas este ano é atípico e estamos passando por uma crise orçamentária", explicou o vice-reitor e secretário de planejamento da UFCG, Vicemário Simões.
Segundo a estudante de engenharia elétrica, Magda Leite, esse ano eles não conseguiram grandes patrocínios e decidiram fazer uma vaquinha virtual. "Ano passado nós tínhamos a ajuda financeira de uma montadora de veículos, porém esse ano eles não vão nos ajudar. Por isso tivemos essa ideia", comentou.
A competição acontece entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O campeão vai representar o Brasil em uma competição nos Estados Unidos. A equipe paraibana conta com estudantes de engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de materiais, design e administração.
Mini aviões são projetados (Foto: Daniel Sarmento / Arquivo Pessoal)Aviões são feitos (Foto: Daniel Sarmento / UFCG)
De acordo com os estudantes, eles já se inscreveram, mas estão sem condições de comprar os materiais para montar os aviões. "Nós conseguimos nos inscrever, mas antes da competição temos que provar para a organização que temos os aviões. Por isso necessitamos dos materiais o mais rápido possível para construir os aeromodelos", acrescentou Magda Leite.
Os universitários precisam de R$ 10.000 para bancar as despesas. Além de pagar os materiais necessários, os universitários precisam pagar uma anuidade de uma associação de aeromodelismo, que custa cerca R$ 40 por integrante da equipe, o transporte e as hospedagens. A vaquinha se encerra em 10 de outubro.
Participantes da competição devem projetar e construir aeromodelos (Foto: Rodolpho Henrique / Arquivo Pessoal)Participantes da competição devem projetar e construir aeromodelos (Foto: Rodolpho Henrique / UFCG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário