PIEMONTE FM

sexta-feira, 6 de junho de 2014

São João em CG começa hoje

Leonardo Silva
Quadrilhas atraem grande público para as apresentações na Pirâmide do Parque do Povo
A espera acabou. Cem mil pessoas devem lotar o Parque do Povo (PP) para a abertura do “Maior São João do Mundo”, que começa hoje a partir das 21h, segundo estimativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). Serão 30 dias de festa e mais de 1.000 horas de forró. O espetáculo de cores e sons do São João de Campina Grande atrai apaixonados de vários lugares do país e do exterior.
O “Maior São João do Mundo” cresce em números e a estrutura a cada edição. Mas algumas tradições são mantidas e seguidas a risca. Em 1983, quando o povo foi ao parque pela primeira vez para dançar forró no mês de junho, um vinil com a voz do cantor paraibano Jairo Madruga embalou o público com a clássica “Olha pro Céu”, de Luiz Gonzaga. Já na segunda edição, o criador do Forró Folia, como o próprio Jairo se define, subiu ao palco pela primeira vez e não faltou a nenhuma abertura.
Trinta e um anos depois, ele conta, a emoção é exatamente a mesma. “O coração ainda bate muito forte, como nos primeiros anos. De cima do palco a gente vê muita gente chorando. Já vi muita coisa emocionante naquele momento. É um show de música e beleza. É o único lugar que tem um show pirotécnico musical”, diz o cantor.
O espetáculo junino de Campina é de música, mas também de dança. As quadrilhas atraem grande público para as apresentações na Pirâmide do Parque do Povo. Quem é presidente de quadrilha, geralmente também é coreógrafo e marcador, como Bruno Rocha, 38, há 15 anos à frente da Trilha Junina, que tem 10 títulos de campeã em cidades paraibanas e é bicampeã do grupo B do Festival de Quadrilhas de Campina Grande.
“Nós temos uma ajuda da prefeitura, mas temos que conseguir patrocínio, fazer bingo, rifa, feijoada, festinhas para arrecadar dinheiro para comprar tecido, fitas, pedrarias, para as viagens. É um trabalho de amor, não tem outra palavra que defina. É muito amor pelo forró. Muito amor pelo São João”, conta o presidente, pai de Bruno, 18, e Brunaly, 15, que dançam na quadrilha desde os três anos.
SHOW PIROTÉCNICO 
Este ano, o show pirotécnico terá 20 minutos de duração e está previsto para depois das 23h ao som de “Olha pro Céu”, com Jairo Madruga. Duas toneladas de fogos de artifício serão lançadas das margens do Açude Velho. A noite começa com o cantor Biliu de Campina, às 21h, mas também se apresentam Santanna, por volta da 00h30, e a dupla Simone e Silmaria, que vai fazer show às 2h. O prefeito Romero Rodrigues vai fazer o pronunciamento de abertura. Mais de 90 artistas pisarão no palco principal do Parque do Povo ao longo dos 30 dias de festa.
Durante todo o mês de junho, seguindo até o dia 7 de julho, 228 trios de forró animarão o público que passar por uma das três palhoças espalhadas pelo Parque do Povo, que para 2014 está com 242 barracas, mesmo número do ano passado, sendo 68 de maior porte e 74 quiosques. Já o número de ambulantes caiu de 174 para 150. Todas as barracas deverão ter fiação embutida e ser equipadas com extintores de incêndio.
Para o prefeito Romero Rodrigues, a festa deve atrair o maior público de todas as edições. “Este ano eu acho que pela própria conjuntura atual e natural, de ser São João com Copa e Campina ter sido palco de muita procura, com aumento da demanda de voos e viagens. Teremos a tendência, segundo uma observação que nós fazemos, de ter o maior público de turistas de toda a existência da festa, não apenas por conta da festa em si, mas também por conta da Copa. Então essa é a mistura que eu acho que é perfeita, para a gente ter bastante êxito no São João".(Colabooru Givaldo Cavalcanti)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE DO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE

Biliu de Campina
Jairo Madruga
Santanna
As coleguinhas
Palco Principal
Ilhas de Forró, a partir das 18h:
Palhoça 1 
Abdias de novo
Trio acerola
Trio aconchego
Palhoça 2
Alegria do nordeste
Amados do forró
Andorinha
Pirâmide
Adauto ferreira
Massilon Gonzaga
Rildo Menezes e banda

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário