PIEMONTE FM

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Saúde de Itaporanga vai investigar possível morte por dengue na PB

Do G1 PB
Comente agora
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Itaporanga, Sertão da Paraíba, Ivanira Oliveira, afirmou na manhã desta segunda-feira (15) que vai solicitar exames de sorologia para confirmar se a morte de um adolescente de 14 anos, ocorrida na sexta-feira (12), foi provocada por dengue hemorrágica. De acordo com Ivanira Oliveira, a Secretaria da Saúde de Itaporanga tomou conhecimento de que a confirmação da morte do adolescente por dengue hemorrágica foi feita com base em um exame de sangue simples, que, segundo ela, não é conclusivo para o diagnóstico da doença.
A diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, Wilka Rodrigues, informou que "o diagnóstico da de dengue hemorrágica foi feito com base no número de plaquetas na corrente sanguínea do adolescente". O G1 fez contato com o médico responsável pelo diagnóstico e com a bioquímica que fez o exame, porém as ligações não foram atendidas.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itaporanga explicou ainda que vai solicitar não apenas exames sorológicos para diagnosticar ou não a morte do adolescente por conta de dengue hemorrágica, mas que vai pedir outros exames. "Um dos exames que vamos solicitar é o que diagnostica a tipologia do vírus, já que atualmente temos pelo menos quatro tipos de vírus em nosso estado", acrescentou.
Wilka Rodrigues contou que o adolescente deu entrada na unidade hospitalar na terça-feira (9) se queixando de dores no corpo por conta de uma queda enquanto jogava futebol. “O ortopedista solicitou um exame de raio-X e receitou medicamentos, porque o adolescente teve luxações. Feito esse procedimento, o paciente foi para casa e, na sexta-feira (12), voltou se queixando de muitas dores no corpo”, disse a diretora do hospital. A diretora contou ainda que parentes da vítima disseram que as dores pelo corpo só teriam aparecido após a queda e que, por isso, não suspeitaram de que ele estivesse com dengue.
A gerente executiva em Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual da Saúde, Talita Tavares, afirmou que o estado aguarda ser notificado, tão logo a Prefeitura de Itaporanga confirme a morte do adolescente por dengue hemorrágica.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela secretaria, quatro pessoas morreram em decorrência de dengue na Paraíba em 2013, sendo um caso em Arara, no Brejo paraibano, um registro em Pitimbu, no Litoral Sul, um caso em João Pessoa e outro caso em Salgado de São Félix, no Agreste. Uma morte por conta de dengue foi descartada e 13 seguem sob investigação.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário