PIEMONTE FM

domingo, 7 de julho de 2013

MORRE O PASTOR GUIMARIM EM ALAGOA GRANDE PB



O médico e pastor da Igreja Congressional de Alagoa Grande, Guimarin Toledo Sales, nasceu em João Pessoa no dia 22 de novembro de 1919, filho de João de Deus Sales e Rosemira Toledo Sales, casou com Hermínia Clementino Sales, com a qual teve três filhos e três filhas.
Fez o curso primário no grupo escolar Isabel Maria da Neves. Concluiu o ginasial e o científico no Lyceu Paraibano. Em 03 de março de 1952, aprovado no vestibular de medicina da Faculdade de Medicina da Paraíba, tendo concluído o curso no dia 08 de dezembro de 1961, Guimarin iniciou sua carreira na Medicina no ano seguinte sendo contratado como médico de Estado, para prestar serviços na Unidade Sanitária do Município de Juazerinho. Em agosto de 1963, passou a residir em Alagoa Grande. Em fevereiro de 1965 passa a prestar serviços às unidades sanitárias de Alagoinha e Mulungu conforme convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Fundação SESP, passando posteriormente a dar assistência ao Centro de Treinamento e Formação de Professores de Alagoa Grande. Posto à disposição da fundação SESP, pelo governador Pedro Moreno Gondim, foi chefe da Unidade Sanitária de Remígio, posteriormente médico-assistente da Unidade Mista da Fundação SESP, em Areia. Em 1967 posto à disposição da Unidade Mista de Guarabira. No mesmo ano foi designado médico da Unidade Mista de Alagoa Grande. Em 1978 designado para responder pela Unidade Sanitária de Esperança.
Após 45 anos de serviços prestados a órgãos do Estado e à Fundação Serviços Especiais de Saúde Pública (FSESP), aposentou-se, passando então a dedicar-se com mais assiduidade á família, à religião e aos livros.
Fez curso de nutrição em saúde Pública e estágio em Pediatria, no Instituto de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Fez também curso bíblico no seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife, sendo ordenado em 1972.
Em dezembro de 1979, recebeu da diretoria regional da FSESP na Paraíba, prêmio pelos bons serviços prestados como médico. Em agosto de 1984, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, da loja Maçônica Epitácio Pessoa nº 34 – Alagoa Grande.
Em março de 1999 lhe foi entregue na Câmara Municipal o Título de Cidadão Alagoagrandense.
Em outubro de 2004, pelos bons serviços prestados a população de Juazerinho, Alagoinha, Mulungu, Remígio, Areia, Guarabira, Esperança e Alagoa Grande, o Conselho Regional de Medicina homenageou este que era uma das maiores reservas morais da nossa Medicina, o médico e pastor Dr. Guimarin Toledo Sales.
POSTAGEM: COMANDO DO POVO    FONTE;Blog do Professor Rafael

Um comentário:

  1. Eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente quando fiz meu estágio no Hospital de Alagoa Grande quando pertencia a extinta Fundação SESP (1980). Depois de muitos anos, acho que em 2013 no período do carnaval quando estive em Campina Grande, fui até Alagoa Grande e o revi juntamente com D. Hermínia e sua filha caçula agora já adulta e foramada. Doutor e pastor Guimarim era um homem culto, simples e muito fervoroso. Sei que Deus o recebeu para si. Só agora estou tomando conhecimento da sua partida para o céu. Abraços a todos os familiares.

    ResponderExcluir