PIEMONTE FM

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chuvas provocam congestionamentos e alagamentos na Capital nesta 2ª feira; prefeito visita áreas de risco


Durante toda a manhã o prefeito da Capital junto com a Defesa Civil visitou as áreas de risco e por volta das 11h se reuniu com a equipe da Secretaria de Infra-Estrutura para traças medidas contra os alagamentos em bairros da cidade

Cidades | Em 29/04/13 às 12h02, atualizado em 29/04/13 às 16h21 | Por Redação
Reprodução/Twitter 1234
Avenida Beira Rio
Alagamentos, engarrafamentos e acidentes tiraram a paciência dos pessoenses na manhã desta segunda-feira (29) devido as fortes chuvas que caíram na cidade. 

Só nesta segunda choveu 48,3 milímetros. De acordo com a meteorologista, Marle Bandeira, do dia 1º de abril até hoje, já choveu 258,9 mm, o equivalente a 98% das chuvas esperadas, ou seja, faltam apenas 2% para atingir a média mensal. 
Durante toda a manhã o prefeito da Capital junto com a Defesa Civil esteve nas áreas de risco da cidade avaliando os prejuízos causados pela chuva. Já por volta das 11h, Cartaxo se reuniu com a equipe da Secretaria de Infra-Estrutura para traças medidas contra os alagamentos em bairros de João Pessoa. Um relatório da Seinfra deverá sair ainda nesta segunda para falar sobre os pontos alagados.
A principal do bairro dos Bancários (Sérgio Guerra), avenida Beira Rio, Avenida Pedro II e Parque Sólon de Lucena (Lagoa) apresentaram em vários trechos alagamentos. Motoristas que transitavam no local tiveram que deixar os veículos no alerta. 
Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, 13 casas foram interditadas nas Comunidades Saturnino de Brito e Novo Horizonte. As famílias foram removidas para um abrigo na Escola Municipal Santa Ângela, no bairro do Cristo Redentor.
Outra comunidade afetada pelas chuvas foi o bairro São José, onde o rio Jaguaribe transbordou e chegou a invadir 70 casas. Ainda durante o fim de semana, foram atendidas ocorrências em cinco localidades: Comunidade Taipa, Ilha do Bispo, Cristo, Jardim 13 de Maio e Jardim Luna.
No Cabo Branco, por exemplo, uma barreira próxima à Beira Rio já apresenta um início de descida do barro em direção à via, devido à infiltração da água das chuvas. No início da própria Beira Rio, próximo ao contorno de acesso ao Altiplano, o alagamento impede o trânsito de veículos no local.
Na rua Edvaldo Cavalcanti Pinho, no bairro de Cabo Branco, o galho de uma árvore caiu sobrea perna de um homem. Ele transitava em sua motocicleta na hora em que parte da árvore caiu. Foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Trauma Senador Humnerto Lucena, em João Pessoa.
A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população durante o período chuvoso. Para mais informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
A previsão para João pessoa nos próximos dias é de muita chuva. De acordo com o Clima Tempo, nuvens bastante carregadas se espalharam pelo litoral. Por causa do tempo chuvoso, os aeroportos de João Pessoa ficaram com visibilidade prejudicada por volta das 7h,  entre 1000 e 3000 metros.
Choveu em 87 municípios paraibanos. As regiões atingidas pelas chuvas foram: Grande João Pessoa e Campina Grande. Marle Bandeira, informou que as chuvas que caíram nestas regiões estão dentro da média meteorológica para o mês de abril. A previsão é de mais chuvas somente na faixa litorânea.  
Campina Grande, uma das cidades que mais choveu no final de semana, também teve chuvas dentro da normalidade. As chuvas que caíram no mês de abril foram de 105,2 milímetros, atingindo 80% da média mensal.
Prefeito visita comunidades 
 
O prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado de auxiliares e técnicos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), visitou, nesta segunda-feira (29), as comunidades do Timbó e Santa Clara para atender os chamados da população e avaliar as condições de habitação dos moradores para, no caso de necessidade, removê-los para um abrigo.
 
Na visita, o prefeito teve a oportunidade de verificar os efeitos das chuvas na localidade e na vida dos moradores, além de vistoriar o andamento das obras de drenagem e contenção de barreiras.
 
“A Comunidade do Timbó recebe um trabalho preventivo desde janeiro e agora está no meio de uma intervenção estrutural real”, destacou o prefeito. “Estas obras estão a todo vapor, mas o andamento fica um pouco dificultado com as chuvas. Esperamos concluí-las em médio prazo e, até lá, manter o diálogo e o acompanhamento constante da situação das famílias, além de oferecer todo o cuidado necessário  “, afirmou Luciano Cartaxo.
 
Já o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Noé Estrela, explicou que a equipe tem feito um acompanhamento diário e que ao menos 12 famílias passam por um risco real no local “Elas estão muito próximas da barreira ou às margens do rio que corta o Timbó, mas ainda resistem em deixar o local. Continuamos monitorando a situação para ter certeza que tudo corra bem até que o período chuvoso passe”, explicou.
 
A secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura, também levou sua equipe ao Timbó, sempre atualizando o cadastro de famílias a serem relocadas. “É necessário um grande trabalho de convencimento e isto é feito família por família, por que há uma grande resistência por parte delas para deixarem suas casas. Hoje conseguimos que três delas cedessem e, a partir de agora, vamos incluí-las no auxílio aluguel para que possam ter uma moradia mais segura”, contou.
 
Ainda participaram da visita os secretários da Habitação, Socorro Gadelha, e do Desenvolvimento Urbano, Assis Freire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário