PIEMONTE FM

terça-feira, 30 de abril de 2013

Centrais 'antecipam' 1º de Maio com sessão especial na ALPB e show musical


nternet
Tom Oliveira
A programação unificada para o Dia do Trabalho, data comemorada nesta quarta-feira (1º de maio), foi antecipada pelas centrais sindicais da Paraíba - Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). As atividades que tiveram início nessa segunda-feira (29) com planfletagem no Centro de João Pessoa, terminam nesta terça-feira (30) com a apresentação de Tom Oliveira, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana.
Com mais de um milhão de trabalhadores filiados no Estado, as centrais programaram um dia marcado por eventos que lembram as lutas trabalhistas. Na manhã desta terça-feira acontece  um café da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação (Sintell-PB), onde ocorrerá também uma palestra sobre a Previdência Social Pública, desafios e perspectivas para os trabalhadores.

No período da tarde, com o início previsto para às 15h, os trabalhadores se reúnem com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba. De acordo com o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo Lima, a sessão especial apresentará e debaterá sobre as bandeiras que estão sendo levantadas esse ano como: redução jornada de trabalho de 44h para 40 horas semanais sem redução de salários; igualdade de oportunidade entre homens e mulheres; 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para Educação; 10% do Orçamento da União para Saúde; e fim do fator previdenciário.

“Queremos a garantia que o trabalhador ao se aposentar irá continuar recebendo o mesmo salário e o fator previdenciário diminui o valor completo. Também somos contra o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização do serviço público e privado. Essa PL ameaça os direitos trabalhistas”, explicou Paulo Marcelo Lima.

Segundo Lima, cerca de 110 sindicatos e associações estão filiados a CUT em todo o Estado, a exemplo dos sindicatos rurais, dos trabalhadores da construção civil, da fiação e tecelagem, da rede bancaria, das categorias federais, professores da rede estaduais e grande grupo de servidores municipais.

A programação desta terça-feira termina com um ato cultural e público no Ponto de Cem Reis, Centro de João Pessoa, a partir da 18h. Em seguida, os cantores Tom Oliveira e Meire Lima farão uma apresentação em comemoração a data.

Ainda no domingo (5), será realizado um passeio ciclístico, saindo do centro e realizando uma concentração no Busto de Tamandaré, Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Na tarde dessa segunda-feira, as centrais realizaram panfletagens no Centro e nos locais de maior concentração pública como o Parque Solon de Lucena (Lagoa).

José Gonçalves, presidente da CTB-PB, destaca que a orientação para que os sindicatos promovam atividades em cada município no dia 1º de maio, foi amplamente discutida nos sete encontros regionais que aconteceram no mês de abril em todo o estado.

“A orientação da CTB é que nenhum sindicato deixe passar em branco esse dia que deve ser de luta, de denuncias e acima de tudo de mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadoras por condições dignas de trabalho, de salários, pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada, dentre outras bandeiras defendidas pela CTB”, frisou o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário