PIEMONTE FM

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Primeira presidenta do TJPB diz que posse é 'homenagem às paraibanas'


Fátima Bezerra é a primeira mulher na presidência do TJPB.
Posse aconteceu no Fórum Cível de João Pessoa, nesta sexta-feira (1°).

Do G1 PB
3 comentários
Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti é a primeira mulher a assumir a presidência do TJPB (Foto: André Resende/G1)Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti é a primeira mulher a assumir a presidência do TJPB
(Foto: André Resende/G1)
A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti assumiu a presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) nesta sexta-feira (1º). A cerimônia de posse aconteceu às 17h (horário local) no auditório do Fórum Cível de João Pessoa. É a primeira vez nos 120 anos de existência do tribunal que uma mulher assume o cargo máximo do poder judiciário paraibano. "Considero sua posse uma homenagem à mulher paraibana”, disse a desembargadora.
A nova presidente do TJ-PB afirmou que irá fazer uma gestão baseada na eficiência e celeridade. “Inicialmente quero homenagear as mulheres paraibanas, as mulheres que sofrem, batalham, superam dificuldades e vencem. Faremos uma trabalho voltado na humanização, transparência e eficiência", disse na cerimônia.
"Teremos o suporte do Conselho Naiconal de Justiça (CNJ) para nos organizarmos, principalmente na revisão dos precatórios. A população pode esperar uma gestão voltada para o social, com uma atenção maior as varas de violência doméstica e da criança e do adolescente. A nosso objetivo é estreitar a relação com os poderes, para que haja uma harmonia ainda maior”, declarou Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.
A nova Mesa Diretora permanece no TJPB pelos próximos dois anos (Foto: André Resende/G1)A nova Mesa Diretora permanece no TJPB pelos
próximos dois anos (Foto: André Resende/G1)
O vice-presidente, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, e o corregedor geral de Justiça, Márcio Murilo da Cunha Ramos integram a nova mesa diretora do TJPB. Assim como o esembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, novo diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma).
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, marcaram presença na posse. Herman Benjamin ressaltou que é importante mostrar que as mulheres estão prontas não só para exercer funções no poder judiciário, como também para dirigi-lo. “É um marco para a o poder judiciário da Paraíba e sobretudo para o Brasil”, comentou o ministro.
Os poderes executivo e legislativo estavam representados na posse da nova presidente do TJPB pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Ricardo Marcelo (PEN).
O antecessor de Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti no TJPB, Abraham Lincoln da Cunha Ramos ressaltou o trabalho a frente da presidência no último biênio. “São142 resoluções editadas em dois anos, acredito que nunca houve tantos projetos de resoluções votados pelo tribunal neste período de tempo. Fizemos um trabalho voltado para a eficiência e desejamos sorte ao novo ciclo administrativo”, comepletou.
O critério de escolha para a nova Mesa Diretora é a antiguidade, acompanhando uma tradição do TJPB. A  desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti foi escolhida por unanimidade, juntamente com os demais membros da Mesa. A nova presidente do TJPB permanecerá no cargo pelos próximos dois anos, quando uma nova Mesa Diretora será novamente definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário