PIEMONTE FM

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MADAME ARARA MORRE EM JOÃO PESSOA AOS 82 ANOS


Morreu por volta das 01:30h da madrugada desta terça-feira (12), a fundadora do primeiro e mais famoso bordel de Guarabira, Maria de Lourdes Rocha Hayvanon, mais conhecida como “Madame Arara”, que ficou famosa a partir dos anos 70, por trazer belas mulheres de diferentes estados brasileiros, para fazer a alegria e o divertimento dos homens de Guarabira e região.
Vítima de Osteoporose há alguns anos e debilitada pelo avanço da idade, Madame Arara, havia se convertido ao evangelho – Congregava na igreja evangélica Assembléia de Deus – e vivia atualmente no Bairro Funcionários 4, em João Pessoa, ao lado de uma sobrinha, mas sempre expressava a sua vontade de voltar a morar em Guarabira, onde pedia para ser sepultada após sua morte.
A equipe do Portalmidia acompanhou, com exclusividade, o sepultamento da irmã Lourdes, como era chamada após a sua conversão, e conversou com a senhora Maria Lúcia Rocha, cunhada da mesma. Em entrevista ao repórter Juka Martins, ela contou como foram os últimos dias da “Madame Arara”.
Além de familiáres, parentes, admiradores e amigos da Irmã Lourdes, quem também esteve participando do sepultamento foi o escritor guarabirense, Josélio Fideles, autor do livro “Estrela, O Parque do Prazer”, o qual fala sobre a história dos cabarés de Guarabira, destacando vários personagens, e com muita propriedade a vida de Madame Arara, a qual ele mesmo dividiu em três etapas.
Madame Arara, também conhecida como a musa das noitadas guarabirenses, chegou em Guarabira no ano de 1973, com 43 anos de idade e com vasta experiência no ramo de casa de divertimentos noturnos. Seu recinto, denominado de Lourdes Drink`s, funcionava no final do Bairro Novo, mas ela também tinha várias casas noturnas espalhadas por outras cidades. Sempre foi uma pessoa muito respeitada e querida pelos guarabirenses e tida como uma pessoa fina, educada e de muita gentileza.
Quando por algum motivo eram expulsas de suas casas, por suas famílias, que não aceitavam casos de difamações, várias jovens buscavam e encontravam mais que um abrigo, elas encontravam o apoio da Madame Arara, que jamais deixava quem quer que fosse desamparada – Elas passavam a trabalhar no bordel e começavam a receber os homens que ali frequentavam constantemente.
A nossa equipe também conversou com dona Mary Almeida Lima, uma das mulheres que, aos 16 anos de idade, expulsa de casa pelos seus pais, pediu abrigo a Madame Arara e foi trabalhar na sua boate. Com lágrimas nos olhos, hoje residindo na cidade de Picuí-PB, ela disse que viveu os melhores dias da sua vida no Lourdes Drink`s.
Em 1996, de maneira decente, Madame Arara encerrava as suas atividades comerciais e fechava as portas do Lourdes Drink`s, para mais tarde, em 1998, aceitar a Jesus como seu salvador e começou uma vida religiosa na igreja Evangélica Assembléia de Deus, orientada pelo Pastor Waldemir Lucena.
O corpo da Irmã Lourdes ou Madame Arara foi velado e enterrado onde ela sempre quis, no Cemitério Bom Jesus, de Guarabira, na tarde desta terça-feira (12).
Detalhe: ela faleceu durante a festa que ela mais gostava, que era o carnaval.\

Nenhum comentário:

Postar um comentário