PIEMONTE FM

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Solânea completa 59 anos de emancipação

Solânea completa 59 anos de emancipação política nesta segunda (26)

Solânea conta com uma das maiores festas de São João do Brasil
Por Juka Martins, com dados da Wikipedia
A cidade de Solânea, localizada na microrregião do Curimataú Oriental da Paraíba, completa 59 anos de emancipação política nesta segunda-feira (26). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 30.598 habitantes.
A fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.
Imagem aérea do Centro da cidade
Com o crescimento da região, alguns pioneiros – tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros – empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.
A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.
A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba, foi de autoria do então deputado estadual Humberto Coutinho de Lucena. A Lei nº 967 que criou o município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea. Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à igreja matriz de Santo Antônio, padroeiro do município. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1953.
Público da festa deste ano
Desde 2003 a cidade realiza umas das maiores festas juninas do estado da Paraíba e do Brasil com uma media de 40.000 pessoas nos últimos dias e em media de 2.000 nos demais que acontece de 12 a 24 de junho.
Cidade de clima europeu
O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro. A temperatura média anual desse município situa-se em torno de 25°C. O município é recortado por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo.
O município de Solânea encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Curimataú. Seus principais tributários são: o Rio Curimataú e os riachos: Capivara, Sombrio, Salgado, Bonsucesso e da Arara ou Jacaré. Os principais corpos de acumulação são os açudes Poço do Sítio e Cacimba da Várzea. Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico (BRASIL-MME, 2005).
Solânea conta com uma das maiores festas de São João do Brasil, com apresentações de grandes artistas populares, comidas típicas e forró pé de serra.
Pontos turísticos
Praça 26 de Novembro
Grêmio Morenense
Pedra das Pinturas
Santuário de Santa Fé
Mata do Cano
Pedra do Vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário