PIEMONTE FM

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tropeiros realizam a 3º Cavalgada da Fazenda Riacho do Meio a Serra do Comissário. Veja Fotos e Vídeo


Tropeiros realizam a 3º Cavalgada da Fazenda Riacho do Meio a Serra do Comissário. Veja Fotos e Vídeo
O Empresário, Valmir Cavalcante, organizou a 3ª Cavalgada Da Fazenda Riacho do Meio, Zona Rural de São Francisco a Serra do Comissário, Município de Santa Cruz na manhã deste sábado (08) de Dezembro de 2012.

O evento que já é tradição reuniu cavalheiros de toda a região que foram prestigiar também o encerramento do Novenário da Igreja Senhora da Conceição que há 300 anos mantém a tradição das Nove Famílias que atravessam gerações.

Esse ano, a Cavalgada homenageou seu Valdemar, Genitor de Valmir, grande incentivador do resgate cultural das cavalgadas no Sertão Nordestino.


Os Tropeiros chegaram bem cedo a Fazenda Riacho do Meio, o sol ainda não tinha nascido, ponto de partida para a Serra do Comissário, distância de 24 KM.

Um reforçado café da manhã foi servido, em seguida, homenagens diversas feitas por pessoas amigas, e familiares ao seu Valdemar que partiu para a morada eterna, há poucos dias.


A Imagem de Senhora Aparecida foi colocada no pátio da Fazenda para a reverência a Santa, sinal de respeito, religiosidade, e proteção para sumir a grande Serra, que no seu gume, fica a 983 metros do nível do Mar.

O Aboiador, e artista, Zé Paulinho esteve presente, fazendo suas toadas para encantar os Tropeiros que nos lombos de seus animais fizeram o percurso de 24 KM em 4 horas.


No decorrer da Estrada, paradas. A primeira na Igreja do Distrito da Prensa, Município de Aparecida. A População veio receber Valmir com seus Tropeiros na entrada do Distrito. Em frente à Igreja, Homenagem ao seu Valdemar. Cânticos religiosos, e apresentações de dois Sanfoneiros, saudando a caravana.

No Distrito de Prata, outra parada. Desta feita na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Depois da fala do Prefeito do Município de São Francisco, José Rofrants que parabenizou a Valmir pela idealização em resgatar uma tradição genuinamente nordestina, as homenagens se dividiram para seu Valdemar e Dona Nelvinha que partiram recentemente para a morada do Pai. O momento foi emocionante.


Os Cavalheiros após beberem água, se preparam para enfrentar a subida da Serra, um local, perigoso e traiçoeiro, mas com fé e coragem que moviam os Tropeiros era o combustível para chegar o destino final: Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção é um grande mistério.

O local é uma pequena vila, formada por famílias que moram isoladas praticamente da civilização moderna. A Colonização do lugar, contam os antigos que foi por Índios há cerca de 300 anos. Dentro da Igreja é possível observar letras rupestres. Comenta a leda que muitos foram enterrados abaixo da estrutura da construção. Ossos humanos já foram encontrados por pesquisadores.


O Padre José Roberto Jerônimo de Almeida, responsável pela Igreja que é ligada a Santa Cruz, juntamente com várias pessoas, esperava ansioso a chegada da Cavalgada formada por Homens sertanejos, desbravadores, religiosos, coordenado por Valmir Cavalcante.

Quando os Tropeiros acabaram de sumir a grande Serra foram saudados por todos, após, participaram da Missa ao ar livre celebrada pelo Padre Roberto.


No período da tarde, às 14h foram dadas as bênçãos pelo Padre, também ouvida à entoada do aboiador, Zé Paulinho, as despedidas dos Cavaleiros para a viagem de volta.

A Reportagem da FOLHADOSERTAO acompanhou a 3ª Cavalgada da Fazenda Riacho do Meio que foi cercada de êxito e sucesso.




VALMIR AGRADECE AOS AMIGOS


Redação
@folhadosertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário