PIEMONTE FM

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Obras da transposição ganham canais auxiliares para garantir que águas cheguem a CG


Informação é do diretor estadual do órgão, Alberto Batista, em entrevista ao Correio Debate da TV Correio
Serviços | Em 09/02/17 às 09h38, atualizado em 09/02/17 às 09h46 | Por Redação
Divulgação
Obras da transposição avançam na Paraíba
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) está construindo canais auxiliares em barragens na Paraíba para garantir que as águas da Transposição do Rio São Francisco cheguem à cidade de Campina Grande no tempo previsto pelo governo federal. A informação é do diretor estadual do órgão, Alberto Batista, que concedeu entrevista ao Correio Debate da TV Correio nessa quarta-feira (8). Veja vídeo mais abaixo.

"As águas do São Francisco devem entrar primeiro na barragem de Poções. Então, para que ela chegue até Campina Grande, nós estamos fazendo uma intervenção, uma tomada d'água auxiliar porque a principal não comporta a quantidade de água que vai chegar. Essa tomada é feita numa cota mais baixa para que quando essas águas cheguem, elas já desçam na calha do rio e vá até Camalaú. Em Camalaú estamos fazendo esse mesmo procedimento para que as águas entrem no Rio Paraíba e cheguem a Campina Grande", informou Alberto Batista.
Ainda conforme o diretor do Dnocs na Paraíba, equipes estão trabalhando por dois turnos e meio para garantir o cumprimento do cronograma do governo federal. "O nosso compromisso é de entregar as obras até março. Essa é a primeira etapa. A segunda etapa será a modernização de todas as barragens. E a terceira etapa será a automação para que não haja desperdício da água, ou seja, a quantidade da água que entra deve ser racional com a que sai. Temos que ter muito cuidado com água e fazer esse controle", completou Alberto Batista.
Fonte: Portal Correio Pb  /Publicado: Sátiro Coelho Ayres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário