PIEMONTE FM

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Tabus mantidos: Belo vence Botauto e Raposa segue sem perder para Galo


Botafogo-PB abre cinco pontos de vantagem para o quinto colocado com a vitória de
1 a 0 sobre o Auto Esporte; Campinense comemora empate, mas fica distante do G-4

Por João Pessoa
Botafogo-PB, Auto Esporte, Botauto, Gustavo Henrique (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com)Gustavo Henrique comemora o gol da vitória nos acréscimos (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com)
A rodada de clássicos do Campeonato Paraibano não deixou de ser emocionante, mas apresentou resultados bem previsíveis neste domingo. Líder, o Botafogo-PB teve mais trabalho do que imaginava para vencer o lanterna Auto Esporte por 2 a 1, de virada, no Almeidão; em Campina Grande, o Campinense manteve a escrita de não perder para o Treze (agora são 12 jogos de invencibilidade) com o empate em 1 a 1; e, por fim, o Atlético de Cajazeiras confirmou a boa fase e venceu o Sousa por 1 a 0, no Perpetão.
Os resultados fizeram o Botafogo-PB abrir uma confortável vantagem na zona de classificação. A diferença para o quinto colocado, o CSP, chegou a cinco pontos. O Belo também manteve os dois pontos sobre os segundos colocados, no caso, Atlético-PB e Serrano, que somam 10 pontos. O Treze fecha o G-4, com 8 pontos.
Apesar de comemorar a manutenção do tabu contra o seu maior rival, o empate no clássico deste domingo manteve o Campinense mais uma rodada fora da zona de classificação. Com seis pontos, a Raposa aparece apenas na sexta colocação e terá trabalho para recuperar os pontos perdidos em meio à participação na Copa do Nordeste.
BOTAFOGO-PB 2 X 1 AUTO ESPORTE
Com Marcinho poupado, e com uma formação que surpreendeu muita gente (três volantes e apenas um meia de armação), o Botafogo-PB correu sérios riscos na partida contra o Auto Esporte. Tanto que o técnico Itamar Schülle mudou o esquema ainda no primeiro tempo, com a entrada de Luiz Paulo no lugar de Amarildo.
O Auto fez a sua melhor exibição no ano e chegou com merecimento ao gol aos 23 minutos do segundo tempo, depois que Van Basten aproveitou cruzamento de Tadeu.
Quanto todo mundo esperava mais dificuldade, o Botafogo-PB chegou ao empate três minutos depois aproveitando uma bobeira do zagueiro Júlio. O defensor colocou a mão na bola dentro da área e o juiz Pablo dos Santos Alves marcou pênalti. Rafael Oliveira cobrou e marcou.
O empate perdurou até os 47 minutos. Foi aí que o Belo virou a partida com o zagueiro Gustavo Henrique, depois de falta cobrada com perfeição por Raphael Luz. Gol da vitória, gol da liderança cada vez mais consolidada. Já para o Auto, restam mais lamentações por mais uma rodada na lanterna do Campeonato Paraibano.
CAMPINENSE 1 X 1 TREZE
Parecia que seria desta vez que o Treze encerraria o incômodo jejum de vitórias contra o Campinense. O Galo fez a sua melhor apresentação no ano e, quando Dico abriu o placar aos 31 minutos do segundo tempo, ninguém imaginava que a Raposa teria forças para buscar a manutenção da escrita.
Campinense x Treze, Amigão (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Campinense e Treze fizeram uma partida muito movimentada no Amigão (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)
Mas teve. Aos 43, numa jogada que teve a participação dos três homens de frente - Casagrande, Azul e Thiago Orobó - o Campinense marcou. Orobó mandou para as redes e fez a torcida rubro-negra sorrir por último no Amigão.
O empate acabou sendo o resultado mais justo, visto que o Clássico dos Maiorais foi disputado em ritmo intenso e com grandes chances para cada lado, que transformaram os dois goleiros em grandes personagens da tarde. Agora são seis vitórias do Campinense e seis empates entre as duas equipes. E a tentativa de quebra desta marca negativa para o Galo fica para o próximo Clássico dos Maiorais marcado para o dia 26 de março.
ATLÉTICO-PB 1 X 0 SOUSA
O Atlético de Cajazeiras venceu o Sousa por 1 a 0 na partida válida pela quinta rodada do Campeonato Paraibano. O gol de Fernando, no segundo tempo de jogo, traduziu o que foi o jogo. O Trovão esteve melhor em campo e criando mais jogadas de perigo. 
No entanto, sentindo falta de Rato e Mosquito, que estão entregues ao Departamento Médico, errava nas finalizações ou esbarrava nas boas defesas do goleiro Pantera. Já o Sousa, jogava no contra-ataque, mas não conseguia ultrapassar a boa marcação do Atlético.
No fim, a vitória atleticana manteve as duas equipes em suas realidades no Campeonato Paraibano - o Atlético, cada vez mais consolidado no G-4; e o Sousa convivendo perigosamente com a zona de rebaixamento, empatado em todos os critérios com o Paraíba de Cajazeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário