PIEMONTE FM

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Raios e relâmpagos na PB impressionam, mas também assustam; veja fotos e vídeos

Em um restaurante do Litoral Sul, as lâmpadas estouraram devido a forte descarga elétrica; já em Queimadas, um blogueiro gravou sequência de relâmpagos

Cidades | Em 20/02/16 às 09h11, atualizado em 20/02/16 às 09h15 | Por Hyldo Pereira e Amanda Gabriel
Lucas Ferreira (Divulgação)
Raios e relâmpagos impressionam e assustam, na PB
Clientes de um restaurante da praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, tiveram um susto com a queda de um raio ao lado do estabelecimento. O caso aconteceu na tarde dessa quinta-feira (19). Ninguém ficou. Houve apenas danos materiais ao restaurante. O vídeo do momento da queda do raio foi exibido no programa Cidade Alerta Paraíba, TV Correio HD. Em Queimadas, um morador registrou sequência de relâmpagos. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) explica;veja vídeos abaixo.

De acordo com o guia turista, Antônio de Pádua, por volta das 15h, um grupo de turista de Brasília estava na praia conhecendo as belezas naturais do local quando foram para o restaurante devido à chuva forte.
“Quando estávamos todos no restaurante começaram a cair raios na região. Meu filho começou a filmar foi quando um raio caiu em frente do restaurante fazendo um barulho imenso. Foi um susto grande. Houve uma gritaria generalizada”, falou o guia.

Leia também: 

Tempo fecha de repente e JP tem chuva forte com raios, trovões e alagamentos; fotos

Internauta registra vídeo e foto com queda de raio em JP; Paraíba tem 80 mil por ano
Segundo Pádua, não houve feridos, mas as lâmpadas do restaurante estouraram devido a forte descarga elétrica. “Graças a Deus todos ficaram bem e depois da chuva amenizar fomos embora. Houve o prejuízo para o dono do restaurante porque as lâmpadas estouraram com a força da descarga”, disse.

Relâmpagos no Agreste

Muitos relâmpagos puderam ser observados na noite dessa quinta-feira (18) na cidade de Queimadas (Agreste do estado, a 133 km de João Pessoa). Um vídeo compartilhado pelo blogueiro Lucas Ferreira mostra bem o fenômeno.Veja um vídeo abaixo.

Em conversa com o Portal Correio, Lucas conta que as descargas elétricas duraram cerca de três horas e impressionaram pela intensidade. Ele disse ainda que os relâmpagos iluminavam o céu na direção do Litoral paraibano e que não é comum observar esse tipo de fenômeno.

“As nuvens pareciam bem carregadas. Relâmpagos vindos do lado do Sertão são mais comuns, mas da Capital não. Também não são normais relâmpagos com a intensidade dos que ocorreram ontem. Eu passei praticamente das 20h às 23h registrando. Então foi um fenômeno que durou muito tempo se comparado às outras vezes que eu observei. Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de estar tão perto aqui de Queimadas, mas não chegar a trazer chuvas”, relata.


De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, da Aesa, a ausência de chuvas em Queimadas não deve causar estranhamento. Ele também falou que a intensidade dos fenômenos observados nessa quinta-feira não foge do padrão da região.

“No caso de ontem especificamente, houve chuvas representativas do Litoral ao Sertão e, como Queimadas está numa região intermediária, a observação de relâmpagos era esperada. Quanto à intensidade desses fenômenos, não há registro de algo fora do comum. E sobre o fato de não ter chovido também não, isso indica apenas que as nuvens formadas no setor Leste do estado, ou seja, no Litoral, não chegaram à cidade”, explica. 

Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário