PIEMONTE FM

terça-feira, 31 de março de 2015

Ambulância do Samu na Paraíba é flagrada levando moto e maca é usada como rampa


Assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Campina Grande disse que estava sabendo do vídeo e uma nota será divulgada sobre o posicionamento do governo municipal
Saúde | Em 31/03/15 às 09h48, atualizado em 31/03/15 às 11h35 | Por Hyldo Pereira
Reprodução
Maca é usada como rampa para retirar moto
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), administrada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, a 118 km de João Pessoa, foi flagrada por um cinegrafista amador transportando uma moto e a maca da unidade foi feita de rampa de acesso para o veículo. O caso teria acontecido nessa segunda-feira (30). (veja abaixo o vídeo com o flagrante).
As imagens foram feitas na rua João Suassuna, no Centro de Campina Grande. No vídeo é possível ver quando o veículo de transporte de pacientes para em frente a uma oficina e um dos servidores do Samu abre a porta traseira da ambulância e retira uma motocicleta. A moto, chamada de ‘motolância’, pertence ao Samu e também é utilizada no socorro às vítimas.

Conforme a equipe de reportagem da TV Correio HD, na rua funciona diversas oficinas de conserto e venda de peças para motos. O dono do estabelecimento para onde a motolância foi levada para revisão não quis falar sobre o assunto. O Samu de Campina Grande possui dez ambulâncias e três motolâncias em funcionamento, além de unidades para reserva técnica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, a ambulância que aparece no vídeo não estava mais sendo utilizada para atendimentos e a sua substituição já havia sido solicitada ao Ministério da Saúde, conforme assegura a Portaria Nº 356/2013. A unidade móvel também já está em processo de descaracterização da padronização visual do SAMU 192. No entanto, mesmo nesta situação, a ambulância não deveria ser utilizada para realizar este tipo de transporte, pois a Secretaria de Saúde dispõe de serviço especializado para remoção de veículos em manutenção.
Ainda segundo a nota oficial, a maca que aparece no vídeo, sendo utilizada na remoção da motolância é de madeira e não faz parte da linha de equipamentos médicos para tal finalidade em uso atualmente pelo SAMU 192 de Campina Grande, que são feitos de polipropileno. Devido ao procedimento irregular adotado neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir processo administrativo para averiguar responsabilidades e punir os envolvidos no caso. A Secretaria de Saúde assegura ainda que qualquer postura de desvirtuamento da missão do SAMU 192 não condiz com as diretrizes da gestão municipal.

Veja o vídeo com o flagrante.

Filho de prefeito do Sertão é encontrado morto em apartamento na Capital

Tancredo Gomes Fernandes tinha concluído o curso de Direito há poucos dias

Cidades | Em 31/03/15 às 10h34, atualizado em 31/03/15 às 11h29 | Por Redação
Reprodução/Facebook
Família suspeita que jovem tenha sofrido infarto
Um jovem de 23 anos foi encontrado morto em um apartamento localizado na capital paraibana na manhã desta terça-feira (31). Tancredo Gomes Fernandes era filho do atual prefeito de Uiraúna (Sertão do estado, a 476 km de João Pessoa), João Bosco Nonato Fernandes. A informação foi confirmada ao Portal Correio pelo assessor da prefeitura de Uiraúna, Geraldo Andrade.

De acordo com o assessor, Tancredo tinha concluído o curso de Direito há poucos dias. O corpo do jovem foi encontrado pela empregada doméstica que trabalha no apartamento do bacharel em Direito.
“Ele demorou para sair do quarto para tomar café da manhã e ela estranhou. Ao chegar no quarto, a moça viu Tancredo deitado na cama e percebeu que ele estava sem vida”, contou Geraldo Andrade.
A família suspeita de que o jovem tenha sido vítima de um infarto, mas até as 10h30 a causa da morte ainda não havia sido confirmada. Tancredo Gomes Fernandes era o filho caçula de João Bosco Nonato Fernandes e da primeira-dama Juliete Gomes Fernandes.  

Reajuste dos preços de remédios poderá ser de até 7,7%, diz governo

Autorização foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta terça-feira.

Empresas já estão liberadas para aplicar o aumento.

Do G1, em São Paulo
Ana Paula guarda medicamentos para emergências em Ribeirão Bonito (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)Reajuste máximo autorizado é de 7,7%
(Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos.
A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira.
A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.
O nível 1, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como omeprazol (gastrite e úlcera); amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias). No nível 2, cujo percentual é de 6,35%, estão, por exemplo, lidocaína (anestésico local) e nistatina (antifúngico). No nível 3, que tem o menor índice de aumento, 5%, ficarão mais caros medicamentos como ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e stelara (psoríase).
A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.
O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

Jovem degola namorada grávida e entrega cabeça a polícia

  

98c8oxpwtq_75bndoigqy_file
Shirley Souza (foto), de 16 anos, estava grávida de sete meses (Foto: Reprodução/Rede Record)
Um assassinato bárbaro, que chocou moradores do Jardim Selma, zona sul de São Paulo. José Ramos da Silva, de 23 anos, confessou ter degolado a namorada dele, Shirley de Souza, de 16 anos, grávida de sete meses. Dois dias após o crime, ele pegou a cabeça da vítima, que estava em uma mochila e levou até uma delegacia.
Shirley foi morta na quinta-feira (26). O corpo dela permaneceu na casa do assassino até sábado (28), quando o cheiro forte já era perceptível, e ele decidiu arrastá-lo até os fundos da residência.
Enquanto os vizinhos achavam a vítima no local, na noite de sábado, José seguia com a mochila até uma delegacia no centro de São Paulo. Lá, ele entregou a cabeça da garota e confessou o crime. O corpo de Shirley estava enrolado em um cobertor, envolto em um saco plástico.
Em depoimento, ele disse que no dia do crime a adolescente teria confessado que o traiu. Ele também argumentou que suspeitava não ser o pai do bebê que ela esperava. O rapaz já teve a prisão decretada e irá nos próximos dias para um Centro de Detenção Provisória.

Presidente da CDL afirma que crise tem afetado comércio paraibano


Presidente da CDL afirma que crise tem afetado comércio paraibano
 A crise econômica que atinge o País tem preocupado o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/CG), Artur Almeida (Bolinha). Em entrevista a Rádio Caritité AM, ele revelou que a crise tem atingido o comércio varejista, especialmente na Paraíba. Bolinha afirmou que a queda nas vendas e contratações decorre da crise que já estava estabelecida e esclarecida em 2014.

Ele colocou que a estabilidade econômica de um determinado local está diretamente ligada ao ambiente que se desenvolve no país. Também apontou que, em 2015, é possível notar comerciantes perdendo seus postos de vendas e profissionais da área ficando desempregados.

- O comércio varejista termina sendo a extratificação do ambiente econômico que existe na cidade, ou até mesmo no país. O país sentiu muito em 2015 e em 2015 continua da mesma forma. Se não há expansão econômica, temos menos investimentos – frisou Bolinha.

Redação

Agricultor suspeito de estuprar enteada em SP é preso na Paraíba

Prisão foi feita em um sítio na cidade de Alhandra, no Litoral Sul. 

Suspeito teria fugido para a Paraíba após o caso.

Do G1 PB
Um agricultor de 36 anos foi preso pela Polícia Militar da Paraíba na manhã desta segunda-feira (30), suspeito de abusar sexualmente da enteada. O suspeito era procurado no estado de São Paulo, onde o caso teria acontecido, e a prisão aconteceu em um sítio na zona rural da cidade de Alhandra, no Litoral Sul paraibano.
De acordo com a PM, a polícia de São Paulo recebeu informações de que o homem teria fugido para a Paraíba e os policiais da região de Alhandra receberam denúncias de onde o suspeito estaria escondido.
“O suspeito é plantador de inhame na Região e há seis anos morava no estado de São Paulo, vindo pelo menos três vezes aqui na Paraíba, principalmente no período de colheita”, disse o capitão da PM Kelton Pontes, responsável pela prisão.
O homem foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil da cidade de Alhandra e ainda esta semana deve ser encaminhado para a cidade de São Paulo.

Alunos invadem reitoria da UFPB mais uma vez e pedem melhorias em restaurante

Até o fim da noite desta segunda, o movimento continuava e não havia previsão para uma desocupação das dependências da reitoria; Polícia Federal estava no local e negociava com estudantes

Cidades | Em 30/03/15 às 23h48, atualizado em 30/03/15 às 23h56 | Por Gustavo Medeiros
Divulgação
UFPB em João Pessoa
Alunos da Universidade Federal da Paraíba ocuparam a reitoria da instituição, na noite desta segunda-feira (30), para demonstrar insatisfação pelos serviços de alimentação do restaurante universitário, fazendo reivindicações por melhorias. Há menos de uma semana, uma confusão no restaurante deixou um estudante ferido. Dias antes, outra ocupação, de cerca de 100 estudantes, ocorreu na reitoria. O grupo, que mora na residência universitária, fazia queixas sobre o atraso no pagamento de um auxílio-moradia de R$ 220


No caso desta segunda, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a manifestação estava ocorrendo de forma pacífica. Uma funcionária da reitoria solicitou apoio após a entrada dos alunos e três policiais federais se dirigiram à instituição para negociar. Os estudantes se negavam a sair do local. A quantidade de manifestantes ainda não havia sido apurada.

A redação do Portal Correio questionou a assessoria da reitoria sobre a ocorrência, mas a mesma declarou não ter informações sobre o caso.

Até o fim da noite desta segunda, o movimento continuava e não havia previsão para uma desocupação das dependências da reitoria.

Previsão indica mais chuvas e motoristas devem ficar atentos para evitar acidentes

Desatenção dos condutores em respeitar as condições da pista é uma das principais causas para a ocorrência de acidentes durante o período chuvoso

Cidades | Em 30/03/15 às 21h19, atualizado em 30/03/15 às 21h15 | Por Halan Azevedo
Reprodução/Instagram/jptransito
Vias ficaram alagadas com chuvas
As chuvas registradas na Grande João Pessoa podem provocar quedas de árvores, deslizamentos e principalmente acidentes de trânsito. A atenção dos motoristas deve ser redobrada, principalmente por conta da previsão do tempo que indica mais ocorrência na Capital nas próximas horas.



Mesmo com as chuvas do fim de semana, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, nenhuma ocorrência de deslizamento ou alagamento foi listada na Capital. No entanto, no trânsito, apenas nesta segunda-feira (30), seis acidentes foram registrados e podem ter sido facilitados por falta de atenção dos condutores em pista molhada.

Segundo o coordenador de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Éder Rommel, a desatenção dos condutores em respeitar as condições da pista é uma das principais causas para a ocorrência de acidentes durante o período chuvoso.

“O motorista deve ter atenção na condução do automóvel, mas quando chove essa atenção deve ser redobrada. Pista molhada, pouca distância entre veículos, velocidade excessiva e pneus carecas fazem com que o número de acidentes aumente durante o período. Ao contrário do que muitos pensam a culpa dos acidentes não da é da chuva, mas sim do motorista desatento”, afirmou Rommel.

Com a pista molhada e a velocidade excessiva, a aquaplanagem, que ocorre quando o pneu deixa de ter contato com o chão por conta da alta quantidade de água e de velocidade em excesso, pode fazer com que o condutor perca o controle. 

“Os carros não conseguem frear e o acidente se torna inevitável. Quando se chove não se deve andar na velocidade limite das vias, mas diminuir um pouco. Se você esta em uma via que vá até 100km/h o condutor deve andar a 80 km/h. Isso garante mais controle do veículo”, disse o PRF.

Ele citou que os principais procedimentos dos condutores antes de saírem de casa deve ser a avaliação dos pneus e das palhetas de limpeza do para-brisa. Cuidados durante a condução também são necessários.

“Em pista molhada tem que reduzir a velocidade, depois aumentar a distância de segurança entre o veículo que vem a frente. Pegue um ponto referencial na pista e assim que o veículo da frente passar por esse ponto conte de um a três. Se você passar antes de terminar a contagem a distância é muito curta e perigosa. Passando do ponto de referência após o fim da contagem a distancia é ideal e pode lhe ajudar a realizar um desvio de emergência caso seja necessário”, contou.

Outra dica passando por Rommel é a acionamento dos faróis em caso de chuva pesada para evitar a “camuflagem” de veículos cinza. “Condutores que tenham veículos acinzentados devem ligar os faróis para evitar a camuflagem. A chuva pesada se confunde com a cor do veículo e isso pode provocar acidentes e atropelamentos. Ligando as luzes facilita a identificação”, concluiu.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Proposta de Cássio para acabar o "Mais Médico" produz reação adversa de historiador

Historiador lembra que pai do senador visitou Cuba quando governador

Em artigo, o historiador Jonas Duarte critica o projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tenta acabar com o programa "Mais Médicos", alegando que o mesmo serve apenas para financiar a "ditadura castrista". "Não vou discutir os méritos do Programa, que tem sido a salvação de milhões de pessoas que nunca tinham recebido atendimento médico em sua comunidade", diz ele. 

"Quero apenas lembrar o senador Playboy, que seu pai foi o primeiro governador eleito, pós-Ditadura Militar, a visitar Cuba. Em 1991", afirma o médico, lembrando que Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, se tornou um dos principais defensores do intercâmbio entre Cuba e a América Latina e escreveu até poemas a respeito.
Leia o artigo na íntegra:
O ÓDIO NO CORAÇÃO DO SENADOR ENVERGONHARIA DE MORTE O POETA RONALDO CUNHA LIMA
Por Jonas Duarte
Escrevo essas linhas com tristeza e vergonha. Triste por assistir o desrespeito de um filho a memória do pai.
Vergonha por ter a Paraíba um Senador prestando os desserviços mais torpes contra seu povo que um parlamentar pode oferecer em seu mandato.
O título acima daria um ótimo mote para as noites de “repentes” boêmias sobre o Senador pela Paraíba, Cássio Cunha Lima e seu comportamento doentio no Senado da República.
O Senador Cássio Cunha Lima tem cumprido um mandato em Brasília movido pelo sentimento de ódio, cego, e pela ignorância absoluta do que acontece no Brasil de hoje.
Certamente fosse vivo o poeta Ronaldo, seu pai, estaria ruborizado/envergonhado com os posicionamentos antipopulares do filho.
Ao contrário do filho, Ronaldo teve uma infância simples, uma juventude rebelde e um mandato de Senador a altura de sua história política.
Contava Ronaldo, com orgulho, ter participado da organização, em nível de Paraíba, do “Grupo dos 11” de Leonel Brizola, na resistência ao Golpe.
Deputado Estadual pelo PTB, Ronaldo estava entre o grupo de deputados que em 1964 se entrincheiraram contra a cassação do mandato de Assis Lemos levado a cabo pelos militares quando instalaram a Ditadura.
Ditadura que o cassou em 1968/69 sem que o mesmo tivesse o direito de exercer o mandato de Prefeito de Campina, para o qual houvera sido eleito.
Que vergonha!
Agora, seu filho Cássio, nascido as vésperas do Golpe e criado sob o Regime Autoritário é quem empunha a bandeira do Impeachment golpista, levantado pela direita política e as classes abastadas do país, contra o governo legítimo de Dilma Rousseff.
Cássio assim segue, sem nenhum vinculo com a vontade do povo simples da Paraíba, que também o elegeu Senador em 2010. Cumpre, como Capitão do Mato, as ordens virulentas das oligarquias quatrocentonas paulistas. Um novo Domingo Jorge Velho ao contrário...
São os mesmos fascistas, os mesmos grupos sociais de 32, de 45, de 54 e de 64. As imagens das mobilizações de 15 de março mostraram.
Um senador pela Paraíba se passar para esse papel!!!
O pior. O Senador Cássio agora quer acabar com o Programa Mais Médicos. Propôs um “Decreto Legislativo” nesse parlamento desmoralizado, que legisla em causa própria, para romper o contrato do Brasil com a OPAS – Organização Pan-americana de Saúde, para o Brasil devolver os mais de 11 mil médicos cubanos e assim inviabilizar o Programa.
Isso porque, segundo o Senador, o governo brasileiro estaria, por esse meio, financiando a “Ditadura Castrista”.
Não vou discutir os méritos do Programa, que tem sido a salvação de milhões de pessoas que nunca tinham recebido atendimento médico em sua comunidade.
Quero apenas lembrar o Senador Playboy, que seu pai foi o primeiro governador eleito, Pós-Ditadura Militar, a visitar Cuba. Em 1991.
Ronaldo não só se apaixonou por Cuba, como se tornou PRESIDENTE DE HONRA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTÍ DA PARAÍBA. Associação que faz o intercambio cultural entre os povos irmãos da Paraíba e de Cuba.
Mais ainda. Em 1991/92 quando Cuba entrou no Período Especial em função do fim da União Soviética e iniciamos uma campanha em nível nacional para ENVIAR PETRÓLEO para Cuba, o poeta Ronaldo Cunha Lima não só colaborou fortemente com a campanha, como idealizou os dizeres da camiseta que espalhamos Brasil afora: “UMA GOTA DE AMOR PARA CUBA”.
Por várias vezes Ronaldo Governador recebeu delegações cubanas. Especialmente da área da saúde.
Chegamos a firmar protocolo de intenções para a vinda de profissionais de Cuba para a Paraíba. Ronaldo era um entusiasta da ideia. Infelizmente, acontecimentos trágicos ocorridos em 1993 impediram a concretização desse sonho de Ronaldo.
Existem fotos e imagens de Ronaldo Cunha Lima em Cuba, feliz com o que via na pátria de Martí.
Guardo fotos de Ronaldo com representante cubana numa Micarande em Campina Grande.
Em 2011 estive em Cuba por convite do Governador Ricardo Coutinho. Visitamos o ICAP – Instituto Cubano de Amizade com os Povos. Primeira pergunta do pessoal do ICAP: como vai NOSSO AMIGO RONALDO CUNHA LIMA? Vi alguns marejar os olhos quando falei do estado de saúde de Ronaldo, à época já grave.
Agora assistimos Cássio enterrar as virtudes democráticas, progressistas de seu pai. Tornou-se um político menor, lambe-botas das oligarquias desse país. Incorporou o coronel Demóstenes, quando prefeito de Araruna, matando o Ronaldo jornaleiro das ruas de Campina, o Ronaldo garçom dos bares de Aluísio, mas, sobretudo, envergonhando o Ronaldo poeta, sensível às causas dos de baixo.
Reproduzo poema de Ronaldo deixado em um guardanapo por ocasião da Micarande de 1992 no Antigo Beco 31...
É com imensa alegria
Nesse papel faço a rima
Minha solidariedade a Cuba,
Nesse tempo não termina
Por ser o único território livre
De toda América Latina.
Não mate seu pai de vergonha Cássio.
Brasil 247

Aesa prevê terça-feira chuvosa no Sertão e outras regiões da PB


Menor temperatura no estado deve ser registrada no Brejo e Cariri
Cidades | Em 30/03/15 às 10h00, atualizado em 30/03/15 às 10h05 | Por Redação
Reprodução/Facebook/Facenews
Aesa prevê chuvas
A terça-feira (31) será de chuvas isoladas no fim do dia no Sertão e Alto Sertão da Paraíba. Já no Litoral, Brejo e Agreste, as precipitações pluviométricas serão localizadas. A menor temperatura no estado deve ser registrada no Brejo e Cariri (20ºC em ambas regiões). No Sertão, os termômetros poderão chegar a máxima de 35ºC.
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, ressaltou que as previsões estão de acordo com o esperado para esse período do ano. “Essa época já é chuvosa e por isso esperamos essas chuvas isoladas de forma irregular. O período entre abril e junho é considerado o mais chuvoso para o Litoral, Brejo e Agreste. Já na região do Sertão, temos mais precipitações de fevereiro a maio”, comentou.
Com relação à temperatura, elas deverão variar de 23ºC a 30ºC no Litoral. No Agreste, os termômetros oscilarão de 21ºC a 30º. Enquanto isso, no Brejo, a mínima será de 20ºC e a máxima de 27ºC.
Para o Cariri, a previsão é que a temperatura tenha uma alteração de 20ºC até 33ºC. No Sertão, essa oscilação será de 20ºC a 35ºC. Já a mínima e a máxima no Alto Sertão vão ser de 21ºC a 34ºC, respectivamente.