PIEMONTE FM

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Procissões marcam o dia de Corpus Christi em JP e CG; veja programação completa

Além das tradicionais romarias, acontecem também missas e adorações ao Santíssimo Sacramento nas principais igrejas das duas maiores cidades do Estado

Cidades | Em 04/06/15 às 06h52, atualizado em 04/06/15 às 06h46 | Por Redação
Divulgação/Codecom-CG
JP e CG têm programação especial
Procissões, missas e adorações ao Santíssimo Sacramento vão marcar o dia de Corpus Christi nesta quinta-feira (4), em João Pessoa e Campina Grande. De acordo com a programação divulgada pela arquidiocese da Capital e pela catedral da Rainha da Borborema, as celebrações religiosas começam às 8h e 10h, respectivamente.



Na Capital, a adoração ao Santíssimo acontece das 8h até as 15h, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida João Machado. A partir das 16h, acontece a procissão conduzindo a Hóstia Consagrada em um ostensório, saindo da igreja de Lourdes e seguindo até o adro do Centro Cultural São Francisco.

Após a chegada do ostensório, acontece uma Missa Campal celebrada pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto, que também participa da procissão.

Em Campina Grande, a missa às 10h, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, dá início à programação de Corpus Christi. O ato religioso será celebrado pelo pároco da catedral, padre Luciano Guedes da Silva. Após a celebração, acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento até as 15h.

Em seguida ocorre a missa da tarde, celebrada pelo bispo diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

A tradicional procissão de Corpus Christi terá saída da catedral, após a missa da tarde, e prosseguirá pela Rua Bento Viana, Rua Vila Nova da Rainha, Rua João da Mata, Rua Vidal de Negreiros, Avenida Floriano Peixoto e retorna para a Catedral.

De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom), o dia de Corpus Christi é celebrado numa quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a Instituição da Eucaristia. Na última ceia de Jesus com os apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e em Seu Sangue.

Jesus teria dito que “O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”.

“Séculos atrás comentava-se uma heresia: que Jesus Cristo não estava presente na Eucaristia. O Dia de Corpus Christi combate o que chegou a ser dito no passado e coloca Jesus nas ruas, afirmando que Ele, na Eucaristia, está presente, realmente, no meio de nós. É a presença real de Cristo”, explica o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Côn. Rui Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário