PIEMONTE FM

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Governo abre 22º Salão de Artesanato da Paraíba em Campina Grande na próxima segunda-feira


Fonte:Simone Duarte/ Postagem: SATIRO COELHO AYRES/COMANDO DO POVO
artesanatoO Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), realiza na próxima segunda-feira (8), às 19h, a abertura oficial da 22ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. O evento acontece na antiga Ourovel, na Avenida Severino Cabral, no bairro do Catolé, em Campina Grande.
Com o tema “Mãos que trabalham nossa cultura”, o evento busca homenagear todos os artesãos que encantam turistas e conterrâneos pela originalidade e cultura popular enraizada em cada peça valorizando o talento de quem faz da nossa arte, cultura e tradição. Cerca de 400 artesãos vão comercializar os trabalhos, representando mais de três mil envolvidos na produção, de 62 municípios paraibanos.
Na entrada principal, os visitantes poderão conferir peças das mais variadas tipologias com uma exposição no hall de entrada e um lounge para descanso, no qual será um espaço interativo com um telão. Toda sinalização interna e externa será a partir de desenhos da Arte Naif, também conhecida por Arte Primitiva Moderna, feitos exclusivamente para o Salão pelo artista guarabirense Adriano Dias.
Como forma de facilitar a leitura dos visitantes, o evento não é separado por stands convencionais, mas um stand contínuo onde vai se mudando de tipologias de uma forma integrada.  Cerca de 100 profissionais estão envolvidos nesta montagem do evento através de empresas como agências de publicidade, painéis, impressões, iluminação, limpeza, arquitetura, decoração, além de funcionários do PAP.
Estrutura – Para acomodar bem os visitantes e artesãos, o espaço compreenderá uma área total de 2.900m² que comportará os stands, depósitos, hall de entrada, salas de coordenação, gestão, cadastro, enfermaria, brigada de incêndio, caixa de auto-atendimento, e banheiros, além de uma praça de alimentação com palco onde haverá apresentações artísticas juninas. O wi-fi será aberto em todo o espaço.
Para o arquiteto Gustavo Vaz, o Salão é sempre reinventado para que seja convidativo ao público em geral. “O Salão é um evento de vendas e gerador de renda para esses artesãos. Por isso, temos a responsabilidade de fazer com que mais gente visite e compre o produto genuinamente paraibano, além de ser um espaço turístico no momento de um evento também turístico na cidade como o São João. Queremos que todo visitante possa recontar essa história e passar adiante o quão é rico o artesanato da Paraíba.
“Estamos muito otimistas até porque o clima dentro do Salão será de cultura popular. Estamos envolvendo várias vertentes da cultura: o próprio artesanato que faz parte da nossa história, os poemas em cordel, o forró, o repente, o coco, o teatro de bonecos, a arte Naiff e a gastronomia”, comentou a gestora Lu Maia.
Ela disse ainda que não houve escolha de uma única tipologia para ser homenageada, pois todos estão em pé de igualdade. “Todas, sem exceção, são trabalhadas por mãos que fazem a nossa cultura, juntamente com as outras vertentes da nossa cultura”, acrescentou.
Os artesãos passaram por uma curadoria criteriosa na qual foram avaliados a qualidade dos produtos, identidade cultural, disponibilidade de espaço adequado, além da presença dos mesmos em edições anteriores.
Atrações culturais – A organização espera atender a um público de 100 mil visitantes. E para movimentar a visitação, haverá um palco para apresentações culturais todos os dias. Diferente das edições anteriores, os turistas que tiverem interesse em aprender o autêntico forró pé-de-serra terão à disposição vários dançarinos.
Também farão a alegria dos visitantes os músicos paraibanos como Baixinho do Pandeiro, Poliana Rezende, Expressão Nordestina, Frank e Nazar, Kabras Bons de Xote, Jeito Nordestino, Forró Campina, Triângulo de Ouro e Os Fulanos. Voltado para o público infantil, nos finais de semana a criançada terá a alegria garantida com a Companhia Boca de Cena, Companhia das Artes e do grupo de palhaços Trupicando, no horário das 17h às 18h30.
O Salão de Artesanato da Paraíba acontece até o dia 30 de junho abrangendo todas as tipologias do artesanato: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional.
Serviço – O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h. Nenhum dia será fechado e não haverá rodízio de tipologia habilidades manuais. A visitação será gratuita. O PAP é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB, Linhas Círculos, Made In Paraíba, Escola de Inglês CNA, IFPB, Água Mineral Indaiá e Grupo 3 Corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário