PIEMONTE FM

terça-feira, 21 de abril de 2015

Quadrilhas aceleram preparativos para São João de Campina Grande


A Moleka 100 Vergonha começou a ensaiar em dezembro de 2014.
Mais de 50 quadrilhas se apresentam em Campina Grande.

Gustavo XavierDo G1 PB
Quadrilha Trilha Junina se apresenta em Campina Grande (Foto: Bruno Rocha / Arquivo Pessoal)Quadrilha Trilha Junina se apresenta em Campina Grande (Foto: Bruno Rocha / Arquivo Pessoal)
As quadrilhas juninas já estão se preparando para os festejos do São João de 2015. De acordo com a Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), mais de 50 quadrilhas devem se apresentar em toda a cidade este ano, entre as improvisadas, as infantis e as do grupo de elite.
Faltando cerca de dois meses para o início do Maior São João do Mundo, os preparativos nos barracões das quadrilhas vão se acelerando e a tensão entre os participantes vai aumentando. "Os dias vão ficando corridos, os ensaios se tornando mais intensos e a estrutura para apresentações das quadrilhas vai ficando prona", diz o presidente da Asquaju-CG, Rangel Borges.
Ainda conforme Rangel Borges, a associação tem como trabalho fazer o acompanhamento das quadrilhas durante todo ano, desde a definição do tema até a apresentação no Parque do Povo.
A preparação da Quadrilha Trilha Junina, do bairro Cuités, já está a todo vapor. Desde janeiro os dançarinos ensaiam. O tema da quadrilha este ano será "As flores e o encanto de um beijo". Segundo o presidente da quadrilha, Bruno Rocha, a intenção é falar sobre paixão esse ano. "Nós vamos falar sobre a paixão da flor pelo beijo do beija-flor e do ciúme que a flor tem do seu amor", explicou.
A Trilha Junina, segundo seu presidente, conta com cerca de 60 pessoas entre dançarinos e produção. A quadrilha existe há 16 anos e já foi campeã de festivais nas cidades de Massaranduba, Ingá e outras. O objetivo da Trilha Junina é chegar ao Paraíba Junino, campeonato estadual de quadrilhas.
Classificação
As quadrilhas de Campina Grande têm duas chances de se classificar para o Paraíba Junino, conforme informações da associação. A primeira etapa do festival é a Agreste, onde quadrilhas campinenses e de outras cidades disputam entre si o primeiro lugar.  Nesta etapa só a primeira colocada se classifica para a fase estadual. A outra oportunidade acontece na etapa Campinense. Quadrilhas da cidade concorrem a duas vagas no Paraíba Junino.
Outra quadrilha que está se preparando é a Moleka 100 Vergonha, atual tetracampeã da etapa Campinense. Os ensaios começaram em dezembro de 2014 e as roupas dos dançarinos já estão sendo confeccionadas. O tema deste é "Os 7 pecados".
"Nós iremos abordar os sete pecados de outra forma. Vamos associar os pecados capitais a algumas coisas históricas do nosso Nordeste. A Ira, por exemplo, será retratada pelo cangaço, que teve como líder Lampião", resumiu o presidente da quadrilha, Mahatma Gandhi.
A Moleka 100 Vergonha tem 112 dançarinos, 10 músicos, oito atores e 25 pessoas na produção. Em 2013, a quadrilha foi campeã da etapa regional, que é organizada pela Globo Nordeste. De acordo com Gandhi, o objetivo para este ano é conquistar novamente a etapa do Nordeste.
As duas primeiras colocadas irão disputar a etapa Estadual, em João Pessoa, na quinta-feira (12) (Foto: Rafael Melo/G1)Quadrilhas se apresentam no Parque do Povo na etapa Campinense (Foto: Rafael Melo/G1)

tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário