PIEMONTE FM

domingo, 15 de março de 2015

OAB aplica neste domingo a prova da primeira fase do XVI Exame de Ordem

Prova começa às 13h no horário de Brasília.

Gabarito será divulgado na noite deste domingo.

Do G1, em São Paulo
No Piauí, índice de abstenção durante Exame da OAB foi de 3,87% (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Exame da OAB (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Bacharéis em direito fazem neste domingo (15) a prova da primeira fase do XVI Exame de Ordem Unificado (Exame da OAB), a partir das 13h (horário de Brasília). A prova objetiva tem 80 questões de múltipla escolha e o candidato precisa acertar pelo menos a metade para passar à segunda fase. A prova tem cinco horas de duração. O gabarito será divulgado na noite deste domingo no site da FGV Projetos.
Os candidatos devem chegar cedo ao local de prova. Quem chegar após o fechamento dos portões, não poderá entrar.
Ao receber o caderno de questões, o candidato deve ter calma. "No momento da prova, deve lembrar que vai estar com a ansiedade no auge. Dá aquela sensação que não sabe nada", afirma João Aguirre, coordenador dos cursos para Exame da OAB da LFG.
O coordenador indica começar pelas questões de ética, e depois partir para as disciplinas nas quais o candidato se sente mais seguro. "O grande adversário é o gerencialmente de tempo. Passa muito rápido. Se perder muito tempo em uma questão prejudica o final da prova. E muita atenção ao passar as respostas para o gabarito. É uma máquina que faz a leitura eletrônica. Qualquer marca em uma das alternativas é registrada e a questão é anulada."
  •  
Calendário do XVI Exame da OAB
Prova da 1ª fase
15 de março
Resultado preliminar da 1ª fase
30 de março
Prazo para recursos
da 1ª fase
31 de março a 3 de abril
Resultado definitivo
da 1ª fase
17 de abril
Prova da 2ª fase
17 de maio
Resultado preliminar da 2ª fase
8 de junho
Prazo para recursos
da 2ª fase
9 a 12 de junho
Resultado final da 2ª fase
30 de junho
 A prova objetiva tem 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, estatuto da advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A segunda fase será dia 17 de maio com uma prova prático-profissional composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema.
Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário