piemonte fm

domingo, 15 de março de 2015

HOJE FAZ 7 ANOS DA MORTE DO NOSSO AMIGO ISRAEL GUEDES O ADVOGADO DO POVO

ISRAEL GUEDES FALECEU EM 2008 E ESTAVA MUITO INSATISFEITO COM O PT POR CAUSA DA CORRUPÇÃO DE MILITANTES AO ASSUMIR CARGOS PÚBLICOS. NA SEMANA QUE MORREU EM UM ACIDENTE COM O SEU CARRO ELE ESCREVEU UMA MENSAGEM PARA O PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES CRITICANDO O PÉSSIMO DESEMPENHO DOS POLÍTICOS ELEITOS PELO VOTO DO POVO DE ALAGOA GRANDE E DEPOIS ABANDONAVAM AS PESSOAS MAIS NECESSITADAS.

ISRAEL GUEDES - UM HOMEM QUE VIVEU NA FRENTE DE SEU TEMPO. 05 ANOS DE SAUDADE DESTE ALAGOAGRANDENSE QUE NOS DEIXOU EXEMPLOS DE HONRADEZ, CORAGEM, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. ETERNAS SAUDADES DO AMIGO, DO LIDER, DO IRMÃO.


ISRAEL GUEDES FERREIRA nasceu em Alagoa Grande a 18 de Janeiro de 1954 e faleceu a 15 de Março de 2008 vitima de um misterioso acidente automobilístico quando o mesmo vinha do trabalho na estrada que liga Alagoainha à Alagoa Grande, ambos municípios do Estado da Paraíba.


Garoto pobre cuja família vivia da agricultura da cana de açúcar.  Estudou no antigo colégio São José, formou-se em Economia e depois em Direito.  Fez curso de pós-graduação em Direito Penal e Criminologia.   Seu primeiro emprego foi como concursado da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande.  Depois foi para o BNB e depois para o BANCO DO BRASIL saindo por vontade própria com 23 anos de serviços, já no cargo de supervisor, depois de perseguido pelos expiões da DITADURA MILITAR quando, a partir daí passou a se dedicar exclusivamente a POLÍTICA e ao MOVIMENTO SINDICAL.

Em 1997 foi eleito PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DA PARAIBA onde empreendeu uma gestão moralizadora da administração e das finanças da entidade deixando-a em uma situação de destaque com uma moderna estrutura administrativa e invejável equilíbrio financeiro.   Logo após foi escolhido como Assessor Parlamentar do mandato petista da Deputada Gianinna Farias.   Fazia parte do comitê de JURISTAS POPULAR atrelado a Fundação Margarida Maria Alves e na maioria das vezes, advogava de graça defendendo os pobres na busca de sua cidadania.   Dinheiro nunca foi o objetivo do Dr. ISRAEL.   Terminou seus dias como Advogado da Prefeitura da Guarabira cuja Prefeita Fátima Paulino o nomeou Procurador Jurídico substituindo no cargo o ex-Prefeito de Guarabira, JADER PIMENTEL.

Em Patos, desde 1979, organizou a FUNDAÇÃO DO PT naquele Município.   Esteve em todas as lutas principalmente nas campanhas de LULA PRESIDENTE onde o mesmo acompanhou o presidenciável por vários comícios pelo interior da Paraíba quando da CARAVANA DA CIDADANIA.  Foi candidato á Deputado Federal e a Vice-Prefeito do município de Alagoa Grande.  Foi presidente do Diretório Municipal por dois mandatos e ocupou também a função de membro do Diretório Estadual por uma gestão. 

O Dr. ISRAEL notabilizou-se pela sua maneira incisiva de lhe dar com os atos e fatos.   Detentor de uma larga experiência de vida e de ações, tinha como diretriz COMBATER A CORRUPÇÃO, fato que o fazia sofrer muito quando ultimamente o Presidente LULA ao fechar o arco de aliança ideológica de seu governo, terminou por nomear caciques históricos da política nacional muitos dos quais VERDADEIROS CORRUTOS, segundo ISRAEL.

Homem de coragem e decisão.  Enfrentava os poderosos sem fraquejar nem pestanejar.   Achava que a JUSTIÇA estava paulatinamente perdendo a moral porque estava acoitando alguns JUIZES e PROMOTORES incapacitados e às vezes também corruptos.  Utilizava muito bem da ousadia que somada com a 

    Sua invejável capacidade Jurídica o levou aos fóruns mais significativos do País dos quais uma audiência com o Ministro Nelson Jobim, Presidente do Supremo Tribunal Federal, quando defendeu uma causa em favor dos Vereadores eleitos em 2004 que foram eliminados por uma circula do TSE que para o mesmo era “totalmente extemporânea e descabida”. 

Era um dos poucos Advogados que se oferecia para atuar voluntariamente nos processos mais deficieis como foi o caso do processo de Margarida Alves e o que acusava o ex-Deputado Aércio Pereira de ter matado uma jovem estudante.   Na sua luta radical contra a IMPUNIDADE e os DIREITOS HUMANOS, terminou por condenar o ex-Deputado a uma pena de 19 anos de prisão fato que levou a comunidade de Cajazeiras, terra natal da estudante morta, a condecorá-lo com um titulo de CIDADÃO CAJAZEIRENCE cuja comenda foi aprovada em 2007 pela Câmara de Vereadores daquele Município.  

DR. ISRAEL era um soldado da Política e um engenheiro do Direito.   Ficou  magoado com os companheiros do PT no comando da política porque preferiam dar oportunidades a “MUITOS CORRUPTOS DA DIREITA” o deixando escanteado apesar de ter todas as qualidades que um homem publico precisa ter:  CAPACIDADE, HONESTIDADE, TRANSPARENCIA e franco dialogo com os MOVINENTOS SOCIAIS e as CAMADAS POPULARES.

Amava sua terra natal Alagoa Grande ao extremo.   Brigava e perdia amizades por ela que sonhava vê-la DESENVOLVIDA, GERADORA DE EMPREGO E RENDA e com uma ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE, PARTICIPATIVA e CAPAZ DE PLANEJAR O FUTURO PRESERVANDO O PASSADO.    Um dos homens mais sinceros e corretos que se podia ter em nosso modelo de sociedade.   Projetou sua vida publica em cima de uma de suas frases mais famosas: “DIFICIL É SE ENFRENTAR AS GRANDES CAUSAS SEM SUCUMBIR AS MIGALHAS DO PODER” e “SÃO POUCOS OS QUE ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR GRANDES PREÇOS POR PEQUENAS CAUSAS”.   ELE como poucos, vivia da pratica destas assertivas.

Assim foi Dr. ISRAEL, um exemplo de homem publico a ser seguido e uma das poucas capacidades intelectuais da terra de MARGARIDA ALVES, MARIA DA PENHA, JACKSON DO PANDEIRO, OSWALDO TRIGUEIRO e JOÃO BÔSCO CARNEIRO.  Fica o exemplo de amigo, de bravura, honestidade e caráter a ser seguido pela nova geração e por todos aqueles que buscam realizar os objetivos que o mesmo tanto sonhava.

Escrito por SEVERINO ANTONIO – Bibiu do jatobá.






Nenhum comentário:

Postar um comentário