PIEMONTE FM

terça-feira, 17 de março de 2015

Exposição ‘Paraíba 4x4 Cantos’ é inaugurada na Usina Cultural Energisa, em JP

Mostra reúne conteúdo apurado pela reportagem do Jornal Correio da Paraíba nas regiões do Agreste, Curimataú, Sertão e Cariri da PB; temas despertam para o potencial do estado na área do turismo

Economia | Em 16/03/15 às 22h36, atualizado em 16/03/15 às 22h50 | Por Redação
Jornal Correio da Paraíba
Paraíba 4x4 Cantos explora potenciais turísticos do estado
Será inaugurada, nesta quinta-feira (19), na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, a exposição ‘Paraíba 4X4 Cantos – Lugares, histórias e gente’, no Hall do Espaço Energia, às 19 horas. A exposição é o resultado do projeto de jornalismo realizado pelo jornal Correio da Paraíba com o apoio da Energisa, J. Carneiro, Zarinha Centro de Cultura e Cariri Expedition, onde estarão expostas fotos inéditas, matérias impressas e o site do projeto.



A mostra reúne o conteúdo apurado pela equipe de reportagem nas regiões do Agreste, Curimataú, Sertão e Cariri do Estado. Os temas despertam para o potencial da Paraíba na área do turismo de experiência, do geo-turismo e do turismo pedagógico e cultural; apresentam a autenticidade de lugares fora das rotas turísticas habituais; valorizam as pessoas que zelam pelo patrimônio natural e cultural da Paraíba; além de destacarem as singularidades do interior.

Foram sete dias de viagem e mais de 30 localidades visitadas durante o mês de dezembro de 2014. As matérias foram publicadas nas edições de quatro domingos no jornal Correio da Paraíba, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 e, concomitantemente, no site paraiba4x4cantos.com.br. O conteúdo se expandiu nas mídias, destacando aspectos diferenciados do mesmo assunto, usando a linguagem apropriada para cada plataforma. Foi aplicado um conceito inspirado nas produções de figuras de um caleidoscópio, no qual as imagens se recriam no visor, ganham novas formas em metamorfose ao rodar-se a lente.

O conceito tem recebido a nomenclatura de ‘transmídia’, que ganhou um exponencial depois da expansão das mídias digitais. O projeto se vale desta concepção sem, contudo, esgotá-la em todas as possibilidades, mas consegue aprofundar a informação e transmiti-la para um público mais diversificado de leitores de impressos e digital.

A repórter Márcia Dementshuk e o repórter fotográfico Mano de Carvalho, do Jornal Correio, o fotógrafo independente Daniel Ulisses e o arqueólogo e geo-condutor, Djair Fialho, integraram a equipe. Em cada cidade e localidade que chegou, a equipe encontrou apoio irrestrito dos moradores e gestores locais e, principalmente, dos “mateiros”, aqueles nativos que conhecem a região como ninguém.

A viagem foi feita em um veículo Duster, da Renault, cedido em parceria com a concessionária J. Carneiro. Também apoiaram o projeto a Energisa, primordial para a concretização da exposição; Zarinha Centro de Cultura, com o apoio cultural; e a agência de turismo Cariri Expedition, executando a logística da viagem e a condução especializada em geo-turismo e arqueologia. 

O resultado da experiência é compartilhado com o leitor e com o visitante da exposição que terá a oportunidade de encontrar no Espaço Energisa aspectos extraordinários dos quatro cantos da Paraíba.

Serviço:

Exposição: Paraíba 4X4 Cantos – Lugares, histórias e gente

Abertura: 19 de março de 2015

Horário: 19h

Local: Espaço Energia, na Usina Cultural Energisa. 
Av. João Bernardo de Albuquerque, 243 - Tambiá, João Pessoa 

Período: de 19 de março até 19 de abril

Visitação: 2ª a 6ª, 7h30 às 10h40 / 13h30 às 16h40
Sáb., dom. e feriados das 14h às 16h30

Fones: Usina Energisa: (83) 3221 5346 | 

Espaço Energia: 3221 5346 - museuenergisa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário