PIEMONTE FM

sábado, 3 de janeiro de 2015

Chuva em Fortaleza supera média histórica e atinge 148 milímetros


Choveu também em outros 29 municípios cearenses.

Do G1 CE
Morro Santa Terezinha sofre deslizamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. Não houve feridos e casas não forama tingidas. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)Morro Santa Terezinha sofre deslizamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. Não houve feridos e casas não forama tingidas. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)
A chuva em Fortaleza já superou a média história para o mês de janeiro e atingiu 148 milímetros até as 10h30 deste sábado (3). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), eram esperados 122 mm até o fim do mês. O bairro mais atingido foi o Edson Queiroz, com 82 mm entre as 5h e 9h. Outras 29 cidades cearenses de regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba, também tiveram precipitação acima da média. Crateús teve o maior registro, com 47mm até às 7h.
Lama tomo conta de cruzamento na Avenida Abolição, em Fortaleza. (Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)Cruzamento na Avenida Abolição fica alagado
(Foto: Yamna Rafaela Jeronimo Silva/Arquivo Pessoal)
Na capital, a chuva alagou casas e ruas, entre elas as avenidas Heráclito Graça e Abolição, que dão acesso a área hoteleira da capital cearense. O Morro Santa Terezinha sofreu um deslizamento de terra que acabou invadindo parte da via. Tratores estão no local para remover a terra desde as 9h. Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida.
A água invadiu ainda casas e apartamentos em vias de Fortaleza e Região Metropolitana, como as rua Botelho Ramos (Papicu) e José Frota (Cidade dos Funcionários). 
Parte da estrutura do Shopping RioMar, inaugurado em outubro de 2014, também foi danificada pelas chuvas da manhã de sábado. Imagens mostram vazamento de água a partir do teto, causando alagamento. Segundo clientes que estiveram no shopping, alguns corredores foram interditados.
Previsão
Segundo a Funceme, as chuvas deste sábado constavam na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará.
O segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.
A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que, apesar de previstos, os dois sistemas que provocaram as chuvas de nesta manhã não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro.
Rua Doutor José Frota, no Bairro Varjota, em Fortaleza. (Foto: Hudson da Silva Martins)Rua Doutor José Frota, no Bairro Varjota, em Fortaleza. (Foto: Hudson da Silva Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário