PIEMONTE FM

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitas de Alagoinha e Sertãozinho embarcam para a Espanha no próximo sábado (3)


Prefeita Alcione Beltrão
As prefeitas dos municípios de Sertãozinho e Alagoinha: Márcia Mousinho e Alcione Beltrão, respetivamente, viajarão para a Espanha no próximo sábado (3). Durante uma semana, elas ficarão na cidade de Barcelona, com a finalidade de conhecer as instalações de resíduos sólidos em algumas cidades próximas a Barcelona, entre outros compromissos. Márcia e Alcione fazem parte da diretoria do Consórcio de municípios que estão se organizando para instalação de um aterro sanitário.
Agenda de compromissos



Na terça-feira (5), pela manhã, às 9:30h elas farão uma visita a Prefeitura de Barcelona. Depois farão uma visita na Área de Cooperação da Diputação de Barcelona.
Na quarta-feira (6), às 10h da manhã, o senhor Luis Oreja da empresa HERA HOLDING conduzirá Marcia e Alcione para conhecer as instalações de resíduos no município de Vacarisses (40km de Barcelona). Depois destas visitas, elas almoçarão com um representante da Prefeitura de Vacarisses.
Na quinta-feira (7), às 9h da manhã, ambas irão conhecer a

Márcia Mousinho – Prefeita
instalação de tratamento e reciclagem de resíduos no município de Manresa (60km de Barcelona).
Na sexta-feira (8), às 9h da manhã, está programada uma visita a Agência de Resíduos da Catalunha. O retorno à Paraíba está previsto para o sábado (9).
Assim como os prefeitos das cidades de todo o pais, os prefeitos das cidades do brejo paraibano, que fazem parte do consorcio, estão interessados em achar meios práticos e viáveis para resolverem o problema dos lixões em suas cidades e cumprir a Lei Nacional de Resíduos Sólidos. 
Para Márcia e Alcione, a viagem será rica e proveitosa, do ponto de vista a conhecerem a forma como essas cidades já conseguiram implementar esse sistema.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.
Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.
 por Michele Marques

Vereadores de Alagoa Grande se reúnem para mais uma sessão ordinária


A Câmara de Vereadores de Alagoa Grande se reuniu na na noite desta quarta-feira (30) para mais uma sessão ordinária do segundo período legislativo de 2014. Estiveram presente na sessão os seguintes vereadores: Deda Ribeiro (Presidente da Casa), Genildo Marques, Ronaldo Marques, Gilberto Junior, Marcelo de Canafístula, Fabrício Fortunato, Marcos de Zumbi   e Luiz Lucindo. Faltaram à sessão os vereadores Antônio Bambão, Fabiano Luz  e Josildo Oliveira.

No inicio o presidente interino autorizou a secretaria fazer a leitura da ata da sessão anterior, em seguida foi colocada em votação e aprovada por todos os vereadores presentes.

Requerimentos e projetos de apresentados pelos vereadores:

DEDA RIBEIRO:
Apresentou Moção de Votos de Congratulação ao Empresário Itabaianense, Zé Maria da Feitosa Tecidos, pela passagem do seu aniversário.


MARCELO DE CANAFÍSTULA:
Apresentou Requerimento solicitando que seja enviado oficio ao Deputado Estadual Luiz Couto para que o mesmo desenvolva esforços para conseguir equipamentos para o Conselho Tutelar da cidade.

RONALDO MARQUES:
Apresentou Moção de Votos de Parabéns a senhorita Ariana Cavalcante e ao ilustríssimo medico Romildo Coelho Montenegro, também apresentou Requerimento solicitando que seja enviado oficio ao Prefeito com cópia a Secretaria de Saúde para que realize estudo de viabilização para construção de um Posto Saúde da Família ( PSF) no conjunto CEHAP II.

GENILDO MARQUES:
Moção de Pesar da família da Professora Beta, pelo falecimento de sua m Maria Gonçalves.

FABRÍCIO FORTUNATO:

Votos de Congratulações a Primeira Dama do Município, Adriana Navarro, pela passagem do seu aniversário também apresentou Indicação solicitando da empresa OI a recuperação da toda área da antiga Telpa aqui no município.

Depois de aprovarem vários requerimentos, projetos, moções, o Presidente da Casa, Deda Ribeiro, encerrou a sessão marcando a próxima quarta-feira, 06 de agosto.





Motorista perde controle de caminhão com galinhas e vira após bater, na Via Oeste em JP

Acidente aconteceu por volta das 10h e atrapalhou o trânsito no local

Polícia | Em 31/07/14 às 11h29, atualizado em 31/07/14 às 12h31 | Por Redação
Hermes de Luna
Motorista pode ter cochilado ao volante
Um motorista perdeu o controle do caminhão carregado de galinhas e bateu no muro de proteção da pista que dá acesso à Via Oeste em João pessoa. O acidente aconteceu por volta das 10 horas desta quinta-feira (31) e deixou interditado uma das faixas da rodovia no sentido BR-230 ao centro da Capital. O condutor ficou ferido.
Conforme informações do Comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão de João Pessoa, capitão Clecitone Francisco, pode ter ocorrido uma falha mecânica no veículo ou o condutor ter cochilado ao volante, o que o fez perde o controle em uma curva.
A polícia informou que o caminhão estava carregado de galinhas e que as aves iriam ser comercializadas em João Pessoa, mas parte dos animais morreu. Capitão Clecitone disse ainda que moradores próximos ao local do acidente tentaram saquear a carga, mas a polícia conseguiu conter a ação.
O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena em João Pessoa, sem gravidade.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da Capital também foi acionada para reorganizar o tráfego até a situação ser totalmente resolvida. 

Oposição de Caiçara repudia prefeito acusado de vender apoio político ao PSDB e adere a Ricardo


por Michele Marques
 comentário(s)
Reunião de lideranção de Caiçara (13)O ex-prefeito de Caiçara, o ex-candidato a prefeito e três vereadores – incluindo o presidente da Câmara – aderiram, nesta quarta-feira (30), ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação ‘A Força do Trabalho’. A adesão do grupo ocorreu dias após a divulgação de uma gravação, na qual o atual prefeito, Cícero Francisco, foi flagrado negociando a venda de apoio político ao candidato do PSDB ao Governo do Estado.
A comitiva comandada pelo ex-prefeito Hugo Antônio Lisboa Alves (PMDB) foi recebida pelo govenador Ricardo Coutinho, que viu a adesão do grupo de oposição em Caiçara como uma resposta da população à conduta do prefeito Cícero Francisco.
“O que foi feito pelo prefeito (Cícero Francisco) envergonhou a população de Caiçara, pois muita gente tomou para si a vergonha pela postura que o prefeito teve. Em 2012, o prefeito eleito venceu por um voto, dividindo a cidade ao meio, mas hoje, eu tenho certeza absoluta que o resultado será inverso, porque estamos com o grupo que defende a ética na cidade, que não transige nestes princípios e que não negocia a honra do povo de Caiçara”, disse o governador.
DSC_3610Para o ex-prefeito Hugo, a população de Caiçara saberá reconhecer o trabalho desenvolvido pela gestão de Ricardo na cidade. “O povo da minha cidade não merece isso que foi feito com o governador Ricardo Coutinho, e eu peço desculpas em nome do povo sério e trabalhador de Caiçara”, disse. “Ainda quando prefeito, em 2011, mesmo sem ter votado em Ricardo, fui recebido em seu gabinete e levei uma série de demandas que tínhamos e todas foram atendidas. O povo de Caiçara saberá ser grato, indo para o caminho certo e andando junto de quem trabalha”, acrescentou.
Hugo aproveitou ainda para citar algumas obras fundamentais feitas por Ricardo, como o recapeamento da estrada que liga Logradouro a Belém, a construção da estrada ligando Nova Cruz (RN) a Logradouro, a conclusão do primeiro andar da Escola Estadual João Alves e a construção de uma escola no conjunto Severino Ismael.
Presente ao encontro, o ex-candidato a prefeito Severino de Lima Bezerra (PMDB), mas conhecido como Bola, que perdeu a eleição de 2012 por apenas um voto de diferença, também condenou a postura adotada pelo atual prefeito. “A população de Caiçara, que respeita o governador Ricardo Coutinho pelo trabalho que ele vem realizando na Paraíba, repudia esse tipo de postura”, disse.
“Ricardo nunca mediu esforços para levar benefícios para a nossa cidade. Sempre tivemos simpatia com seu projeto no Governo do Estado. Temos certeza que Caiçara estará ao lado de Ricardo”, prospectou o peemedebista. Também participaram da reunião com o govenador, os vereadores Renê, Tota e Júnior Vieira (presidente da Câmara), além dos suplentes Silva Cururu e Antônio Luizinho, todos filiados ao PMDB.

PREFEITO DE ITABAIANA GARANTE APOIO A VITAL E DESMENTE APROXIMAÇÃO COM RICARDO OU CÁSSIO

vital e prefeito de itabaiana

O prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Melo Júnior, ratificou apoio ao candidato da Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo (PMDB-PT), e disse que os peemedebistas devem ser partidários pois o PMDB tem uma candidatura forte e com propostas concretas para uma renovação de verdade na Paraíba.
O atual gestor de Itabaiana está em alta na política da Mesorregião do Agreste Paraibano, pois vem fazendo uma administração de destaque. "Queremos ver a Paraíba andar para a frente rumo ao desenvolvimento e isto acontecerá com Vital que tem um Plano de Estado elaborado via fruto de muito trabalho. A população de Itabaiana está com Vital e os peemedebistas de todo o Estado devem seguir nosso exemplo e serem partidários com o PMDB, pois o partido tem uma candidatura forte e com propostas concretas para uma renovação de verdade na Paraíba”, destacou Antônio.
Itabaiana é a maior cidade da Microrregião de Itabaiana com quase 25 mil habitantes, ela desempenha um papel fundamental em toda a região que compreende os municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte.
- See more at: http://www.polemicaparaiba.com.br/2014/07/31/prefeito-de-itabaiana-garante-apoio-vital-e-desmente-aproximacao-com-ricardo-ou-cassio/#sthash.3pUv2znk.dpuf

Confira a agenda dos candidatos ao Governo nesta 5ª


Confira a agenda dos candidatos ao Governo nesta 5ª
 Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo da Paraíba desta quinta-feira (31), listados em ordem alfabética.


Antônio Radical (PSTU) 

Manhã: Não divulgado

Tarde: Não divulgado

Noite: Não divulgado


Cássio Cunha Lima (PSDB) 

Manhã: Reunião com coordenações de campanha e marketing

Tarde: Reunião com coordenações de campanha e marketing

Noite: Debate com candidatos a governador em TV local


Major Fábio (PROS) 

Manhã: Reunião com coordenação de campanha

Tarde: Preparação para debate

Noite: Debate com candidatos a governador em TV local


Ricardo Coutinho (PSB) 

Manhã: Não divulgado

Tarde: Não divulgado

Noite: Debate com candidatos a governador em TV local


Tárcio Teixeira (PSOL) 

Manhã: Não divulgado

Tarde: Entrevista em rádio local

Noite: Debate com candidatos a governador em TV local


Vital do Rêgo (PMDB) 

Manhã: Retorno de Brasília

Tarde: Programação do PM DB Jovem na bifurcação entre avenidas Rui Carneiro e Epitácio Pessoa

Noite: Debate com candidatos a governador em TV local

Primeiro debate na TV entre os candidatos a Governador da Paraíba será nesta quinta-feira


Primeiro debate na TV entre os candidatos a Governador da Paraíba será nesta quinta-feira
 Pela primeira vez na campanha eleitoral deste ano, todos os candidatos ao governo da Paraíba estarão frente a frente no primeiro debate do ano. O debate com os candidatos a Governador ocorrerá nesta quinta-feira (31) e será promovido pela TV Master de João Pessoa.

Será o espaço para os candidato apresentarem as suas propostas e confrontarem as ideias que pretendem colocar em prática caso sejam eleitos no pleito de outubro. O debate começará às 21 horas, será mediado pelo apresentador Alex Filho e terá as seguintes ações, de acordo com as regras aprovadas na reunião com os representantes das coligações.

O debate será realizado no auditório da TV Master, de João Pessoa, com transmissão ao vivo para os assinantes da NET na capital paraibana e para qualquer pessoa que tenha aceso à internet, pois o debate será transmitido pelo site da emissora (www.tvmaster.tv).

Durante a reunião preparatória para o debate, com os representantes dos seis candidatos que disputam as eleições este ano, todos confirmaram presença: Vital do Rêgo (Coligação Renovação de Verdade), Cássio Cunha Lima (Coligação A Vontade do Povo), Ricardo Coutinho (Coligação A Força do Trabalho), Tárcio Teixeira (PSOL), Major Fábio (PROS) e Antônio Radical (PSTU).


PBAgora

Ricardo Coutinho volta a negar acordo com o PT para apoiar Dilma e avisa: “Meu candidato é Eduardo Campos”


Ricardo Coutinho volta a negar acordo com o PT para apoiar Dilma e avisa: “Meu candidato é Eduardo Campos”
O governador Ricardo Coutinho (PSB) negou a existência de acordos políticos para apoiar à reeleição da presidente Dilma no 1º turno das eleições estaduais na Paraíba em troca do apoio da legenda no pleito de 2014.

O socialista disse que não foi instado ou compelido a um acordo no âmbito presidencial e deixou claro que o PSB tem candidato e que apoiará e votará nesse nome.

“Meu candidato é Eduardo Campos, ele é talentoso, companheiro, uma personalidade que eu tenho maior orgulho de poder defender o seu nome, até porque eu sei que ele será muito importante para esse Brasil do futuro e eu acredito firmemente, anote o que eu estou dizendo, Eduardo deve ir para o segundo turno porque tem talento para isso e vai demonstrar o que é uma pessoa pegar o estado como Pernambuco e colocá-lo no patamar que ele colocou”, falou.

pergunta feita ao governador tem um embasamento. É que o PT liberou a aliança com o PSB em alguns estados, mas ressalvou que para a união cumprir com os tramites partidários, o candidato do PSB deveria se manter neutro no primeiro do pleito.

Sobre isso, Ricardo deixa claro: "Não fui instado a apoiar Dilma não".




PB Agora 

Criança de 3 anos é estuprada e padastro é preso como principal suspeito do crime

Vizinhos teriam escutados barulhos estranhos e denunciaram o caso ao Conselho Tutelar da região do Município.
Polícia | Em 31/07/14 às 08h37, atualizado em 31/07/14 às 08h48 | Por Redação
Reprodução/ Sintesp-UEPB
Município de Campina Grande
Um homem foi preso em flagrante na tarde dessa quarta-feira (30), no bairro Jardim Europa no município de Campina Grande, distante 130 km de João Pessoa. Ele é o principal suspeito de ter estuprado a enteado de apenas 3 anos de idade.
Conforme informações de vizinhos, o homem estava sozinho com a criança e eles teriam escutado barulhos estranhos e de imediato denunciaram o fato ao Conselho Tutelar da região do Município.
De acordo com o conselheiro Zinaldo Gomes, a denuncia dava conta de que uma criança estava sendo espancada e uma equipe foi averiguar a situação e foi contatada que ela estava bastante machucada.
Ele informou ainda que imediatamente foram efetuados os procedimentos e a menina foi levada para a Delegacia da Infância e da Juventude em companhia da mãe. Depois de registrada a queixa, a criança passou por exames da Perícia e foi encaminha para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanece internada em observação.
Segundo o laudo médico, foi confirmado que a menina além das agressões, ela teria sido abusada sexualmente pelo próprio padrasto.
A delegada da Infância da Juventude, Nercília Dantas, disse que a criança apresentava lesões nas pernas, na genitália, no rosto e estava muito machucada. “Quando vimos o estado dela, os agentes já entraram em campo para tentar prender o padrasto, suspeito das agressões. O flagrante que começou com lesão corporal e maus tratos também foi acrescentado o ato do abuso sexual, uma vez que, a perícia constatou o crime”, explicou.
De acordo ainda com a delegada, o padrasto terminou confessando o crime e que ele foi encaminhado para o Presídio do Serrotão onde aguardará julgamento da Justiça.

Grupo explode banco e foge atirando contra o destacamento da PM e residências na Paraíba

Conforme a polícia, os homens atiraram contra residências e o Destacamento da Polícia Militar.
Polícia | Em 31/07/14 às 09h09, atualizado em 31/07/14 às 09h28 | Por Redação
Reprodução/ Andrade Filho
Banco explodido em Itatuba
A Polícia Militar da Paraíba registrou mais uma explosão a banco no interior do Estado. Desta vez, o alvo foi o município de Itatuba, localizado na região do Agreste da Paraíba.
De acordo com as informações da polícia, cinco homens teriam chegado a agência bancária em um Fiat Uno e praticaram o ataque durante madrugada desta quinta-feira (31). A polícia ainda chegou a trocar tiros com os bandidos, porém eles conseguiram furar todos os pneus da viatura.
Conforme ainda a polícia, os homens atiraram contra residências e o Destacamento da Polícia Militar. Eles conseguiram fugir porque grampos foram colocados nas estradas, o que impediu que outras viaturas, solicitadas pelo Destacamento de municípios vizinhos, seguissem na captura dos bandidos porque todas tiveram os pneus furados.
Os policiais continuam efetuando diligências nos município de Fagundes e Aroeiras, mas até o momento ninguém foi preso.

Cinco são presos suspeitos de comandar tráfico de drogas em bairro do Brejo da PB

Nas residências vistoriadas os policiais apreenderam maconha, crack, diversas munições de calibre 38 e uma moto roubada
Polícia | Em 31/07/14 às 09h08, atualizado em 31/07/14 às 09h11 | Por Hyldo Pereira
Divulgação/ PC
Operação ocorreu no bairro do Mutirão
Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (31) durante a operação ‘Mutirão da Paz’, realizada pelas polícias Civil e Militar no bairro do Mutirão, na cidade de Guarabira, no Brejo do estado.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Luciano Soares, o cerco policial foi montado após um levantamento feito pela Polícia Civil comprovar o aumento do tráfico de drogas e criminalidade no bairro.
“O objetivo era vistoria seis residências, por ordem da justiça, onde o tráfico de drogas estava agindo. Quando entramos nos imóveis, prenderemos cinco pessoas entre elas, pai, mãe e filho”, confirmou o delegado.
Nas residências vistoriadas os policiais apreenderam maconha, crack, diversas munições de calibre 38 e uma moto roubada. Os presos foram levados para a Delegacia Central de Guarabira e serão transferidos para os presídios da cidade.
O delegado informou que as pessoas presas não possuem antecedentes criminais. Os cinco vão responder por tráfico de drogas, posse de munições e receptação de moto roubada.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Diretor de hospital quer ação conjunta por fim de retenção de macas na PB

Aumentar número de leitos não resolve, defende Edvan Benevides.

Problema voltou a ser registrado no Trauma de João Pessoa na segunda.

Do G1 PB
O diretor administrativo do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, Edvan Benevides avalia que não existe possibilidade do hospital resolver sozinho a retenção das macas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no hospital. Em entrevista à TV Cabo Branco na manhã desta quarta-feira (30), Benevides ressaltou que a possibilidade do aumento do número de leitos na unidade, uma das soluções apontadas para o problema, não é estruturalmente possível.
A declaração foi dada menos de dois dias após um jovem morrer no hospital depois de ter sido baleado na Rua do Rio e precisar ser socorrido pela Polícia Militar por conta da demora do serviço do Samu, segundo a própria família da vítima. Na noite de segunda-feira (28), dia em que o jovem foi baleado, oito ambulâncias do Samu ficaram paradas no Trauma de João Pessoa por conta da retenção de macas.
Para Edvan Benevides, é preciso haver um esforço conjunto para o que o problema seja resolvido definitivamente. “Essa estratégia de aumento de leitos deve ser feita por toda rede de urgência e emergência. Além das macas sobressalentes das ambulâncias de transportes, que deixam uma maca no primeiro atendimento e resgatem a anterior quando forem deixar um segundo paciente”, comentou.

Ainda segundo o diretor administrativo do Hospital de Trauma de João Pessoa, o número de leitos na unidade dobrou desde 2011. “Não temos estrutura física para ampliar os leitos na unidade e nem podemos retornar ao cenário visto em 2011, quando 92 pacientes ficavam espalhados pelos corredores”, ressaltou.