PIEMONTE FM

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ação do BPTran orienta motoristas sobre os perigos da prática de bate papo no trânsito

Prática é considerada uma infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira, mas legislação é antiga e não reflete os perigos reais

Cidades | Em 18/12/14 às 20h57, atualizado em 18/12/14 às 21h54 | Por Redação
Reprodução/portaldotransito.com.br
Uso de celular pode causar acidentes e lentidão
Os motoristas que passam nas blitzen realizadas diariamente pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba estão sendo orientados sobre os perigos do uso de aplicativos de mensagens instantâneas enquanto dirigem. A utilização recorrente de dispositivos móveis e seus aplicativos no trânsito pode aumentar em até 400% o número de acidentes, segundo o comandante do BPTran, tenente-coronel Almeida Martins.
 “Essa prática é considerada uma infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Mas o perigo não pode ser avaliado pelo valor da multa, já que essa tipificação no código foi feita no ano de 1995, quando no Brasil pouco mais de 4 milhões de pessoas tinham celulares, realidade totalmente diferente de hoje, quando aparelhos sofisticados invadiram as ruas com seus diversos dispositivos que tiram a atenção do motorista no trânsito”, comentou.

O oficial destacou que o Batalhão está intensificando as orientações sobre os perigos do uso dos aplicativos no trânsito. “Temos um trabalho de educação no trânsito em todo Estado. Não estamos nas ruas só para multar e apreender veículos. Nosso papel é educar para prevenir, então estamos alertando os motoristas que passam em nossas blitzen, principalmente os mais jovens, para evitar que façam isso e sejam multados, ou até mesmo se envolvam em acidentes”, externou o comandante.

Os acidentes mais comuns que o uso dos aplicativos podem provocar são os laterais (abalroamentos) e traseiros (colisões). Só no mês de novembro, dos 198 acidentes registrados pelo BPTran na Paraíba, 122 foram abalroamentos e colisões, o que representa mais de 60%, segundo a seção de planejamento e estatísticas da unidade. Ainda não há um estudo detalhando as causas para apontar a relação com o uso dos aplicativos, mas o comando do Batalhão vem orientando os motoristas no sentido de impedir o crescimento destes números.

Trânsito lento

Outra problemática que o uso de aplicativos pode trazer é a lentidão no trânsito. Os motoristas, quando parados nos semáforos, podem aproveitar a parada e fazer o uso desses dispositivos, não ficando atentos para quando o sinal ficar verde, provocando congestionamentos e lentidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário