consciencianegra

Uma programação especial foi elaborada pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande para as comemorações do Mês da Consciência Negra e de Ação Antirracista, que se estenderá até o dia 28 de novembro. As atividades foram iniciadas no dia 6 de novembro, no Parque do Povo, com a realização do 4º Aulão “Capoeira nas Escolas”.

No dia 07, aconteceu a formação para técnicos da Rede Municipal de Educação, no CTE. Dia 8, formação dos professores do ciclo de alfabetização, abordando a cultura africana e afrobrasileira a partir do acervo literário do Pnaic, na Escola Municipal Roberto Simonsen. Nesta sexta-feira (14), no CTE, no período da tarde, haverá mesa redonda sobre “A contribuição do negro na edificação da cultura paraibana”, com a participação dos educadores do Município.

No dia 17, as atividades serão desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Educação, nos turnos da manhã, tarde e noite, abordando o tema “Manifestações da Cultura Africana e Afrobrasileira”.

No dia 18, no Parque da Criança, haverá “Contação de histórias que abordam a temática africana e afrobrasileira”. No dia 19, na galeria da Secretaria de Cultura, exposição “Educação pela Cultura Afrobrasileira”.

O lançamento do plano “Juventude Viva em Campina Grande” acontecerá no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 16h.

A programação prossegue no dia 21, com a exposição “Conceição ‘Negritando’ suas cores”, na Galeria da Secretaria de Cultura; nas Creches e Escolas da Rede Municipal, culminância dos estudos realizados sobre o Dia da Consciência Negra e a Lei 10.639/2003; 4º Seminário Capoeira-Educação e Cultura Afrobrasileiro, no Teatro Rosil Cavalcanti, a partir das 19h.

No período de 25 a 28 será realizada a II Mostra da Cultura Afrobrasileira, no Centro Cultural Lourdes Ramalho, com visitação dos alunos da Rede Municipal, do programa “Mais Educação” e sociedade civil organizada, das 8 às 11h e das 14 às 17h. A programação conta com a parceria das secretarias de Cultura, Juventude Esporte e Lazer e da coordenação do plano “Juventude Viva”.