PIEMONTE FM

sábado, 8 de novembro de 2014

Mídia nacional dá como certa ida de Vitalzinho para o Ministério das Minas e Energia no lugar de Edson Lobão

Postado por Tião Lucena, 08 de Novembro de 2014 às 03:49


Depois de ter sido cotado para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) agora é citado pela mídia nacional como possível substituto do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) que já teria dito a pessoas próximas que entregará o cargo nos próximos dias. 
Vital é cotado ainda para assumir a presidência do Senado em 2015 com o termino do mandato de Renan Calheiros. Embora a presidente Dilma Rousseff tenha demonstrado que só fará mudanças nos ministérios depois que voltar do encontro do G20 na Austrália, começando pela Fazenda, os partidos aliados já têm indicações claras de alguns remanejamentos que serão feitos por ela. Um dos ministros não petistas mais prestigiados pela presidente Dilma, Edison Lobão está afastado da cena política há um mês e meio.
Nesse período, ele foi citado em delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato, e seu filho perdeu a corrida pelo governo do Maranhão. Lobão colocará o cargo à disposição de Dilma. No dia do segundo turno, ele informou a pessoas próximas que não tem a pretensão de continuar no cargo, no qual ingressou em 2008.
Embora a presidente deva se decidir pelo Ministério de Minas e Energia mais à frente, há hoje duas principais possibilidades sobre o destino da pasta. Funcionários do ministério entendem que o cargo exige “estatura política” e, portanto, deve continuar com um nome indicado pela bancada do PMDB do Senado. Entre os nomes citados por essa corrente está do o senador Vital do Rêgo. Dilma só anunciará mesmo as provável mudanças quando voltar do G20 no dia 18 de novembro.
Ainda segundo o Globo, todos os ministros estão sendo orientados por Aloizio Mercadante a apresentarem uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff no dia 18 de novembro. O gesto evitaria constrangimentos com as substituições que serão feitas para o próximo governo.
TCU  - Esta semana o Estadão publicou que o senador Vital do Rêgo, estaria cotado para assumir uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União no lugar do ex-deputado José Jorge (PE) deve se aposentar este mês. De acordo com reportagem do Estadão, a indicação para a vaga de ministros para o TCU é feita através de rodízio e a próxima indicação deverá ser do Senado. Entre outros, o nome do senador paraibano Vital do Rêgo Filho que preside as duas CPIs da Petrobras é uma das opções e ainda de acordo com a publicação " é um dos peemedebistas mais alinhados com o Planalto no Congresso".
Além de presidir as CPIs da Petrobrás, Vital preside a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), bem como a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário