PIEMONTE FM

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Plenário lotado acompanha júri de mentor de estupro coletivo na Paraíba

Pelo menos 150 pessoas se dividem entre plenário e área do lado de fora.

Julgamento acontece 1º Tribunal do Júri, em João Pessoa.

Do G1 PB
Julgamento do caso do estupro coletivo de Queimadas, em João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro / G1)Na frente do fórum há manifestações de solidariedade às vítimas (Foto: Krystine Carneiro / G1)
Pelo menos 150 pessoas acompanham na tarde desta quinta-feira (25) o julgamento de Eduardo dos Santos Pereira, acusado de ser o mentor do estupro coletivo de cinco mulheres e assassinato de duas delas no Agreste paraibano. O julgamento começou às 14h15 e, além das cerca de 70 cadeiras disponíveis na plenária do 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, no Fórum Criminal, um telão foi instalado no 6º andar do prédio para que mais 80 pessoas pudessem acompanhar.
A pedido da promotoria, a imprensa não vai ter acesso aos depoimentos das vítimas de estupro durante o julgamento.
Julgamento do caso do estupro coletivo de Queimadas, em João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro / G1)Sala onde acontece no julgamento está lotada
(Foto: Krystine Carneiro / G1)
O julgamento acontece dois anos e sete meses após o crime, que ficou conhecido nacionalmente como a 'Barbárie deQueimadas e gerou comoção em todo o estado. Uma longa fila se formou com as pessoas tentando ter acesso ao local do julgamento. Próximo ao horário do início do júri, a fila descia pelas escadas do 5º andar até o térreo do prédio.
Por volta do meio-dia já havia estudantes de Direito e outros interessados em acompanhar o julgamento nos corredores do Fórum para garantir um lugar. Familiares e amigos das vítimas também viajaram de Queimadas, a cerca de 150 km de João Pessoa, para a capital com o mesmo objetivo. Uma parte das cadeiras disponíveis no plenário foi reservada para familiares das vítimas.
Um grupo de representantes da Marcha Mundial das Mulheres fez uma mobilização em frente ao Fórum. "Reivindicar por justiça em Queimadas é reivindicar por justiça nos casos de Aryane Thais, que ainda aguarda julgamento de recurso; Rebeca Cristina, que permanece sem culpados; e da Professora Brigida, cujo assassino se encontra foragido", justifica uma representante do movimento, a professora Ana Laura.
Julgamento do caso do estupro coletivo de Queimadas, em João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro / G1)A fila desceu do 6º andar até o térreo do Fórum
(Foto: Krystine Carneiro / G1)
A coordenadora geral de Acesso à Justiça da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Presidência da República, Aline Yamamoto, está em João Pessoa para acompanhar o julgamento. “A mensagem que esse julgamento passa é que justiça brasileira não tolera violência contra  a mulher”, destaca. Aline disse que “governo federal quer se mostrar ao lado da justiça e do governo estadual e se solidariza com a família”.
Ao todo, quatro homens e três mulheres foram sorteados para compor o júri, sendo que a defesa recusou duas mulheres que haviam sido sorteadas. O advogado de defesa de Eduardo, Ozael da Costa Fernandes, afirmou antes do julgamento começar que seu cliente é inocente e que ele não participou do crime.
Segundo Ozael, Eduardo ficou preso em um dos quartos da casa onde o crime aconteceu e que a esposa dele foi uma das estupradas. O advogado garantiu que uma testemunha vai falar a favor do acusado e provar que ele não tem nada a ver com o crime.
Julgamento do caso do estupro coletivo de Queimadas, em João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro / G1)Eduardo foi apresentado no início do julgamento
(Foto: Krystine Carneiro / G1)
Relembre o caso
O crime aconteceu em fevereiro de 2012 e, no mesmo ano, os outros 9 envolvidos já foram julgados. No dia 12 de fevereiro, cinco mulheres foram estupradas e duas delas - a professora Isabela Pajuçara e a recepcionista Michelle Domingos - foram assassinadas na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba. Elas estavam em uma festa de aniversário em uma casa com dez homens.
Conforme as investigações da Polícia Civil e a denúncia feita pelo Ministério Público da Paraíba, os estupros foram planejados pelos irmãos Luciano e Eduardo dos Santos Pereira, que teriam chamado amigos para abusar sexualmente das mulheres convidadas para a festa de aniversário de Luciano. Segundo informações contidas no processo, o estupro coletivo seria um “presente” para o aniversariante.
Seis homens - Luciano dos Santos Pereira, Fernando de França Silva Júnior, Jacó Sousa, Luan Barbosa Cassimiro, José Jardel Sousa Araújo e Diego Rêgo Domingues - foram condenados pelos crimes de cárcere privado, formação de quadrilha e estupro e cumprem penas entre 26 a 44 anos de prisão em regime fechado no presídio de Segurança Máxima PB1, em João Pessoa. Três adolescentes também foram julgados e sentenciados a cumprir medidas socioeducativas no Lar do Garoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário