PIEMONTE FM

domingo, 7 de setembro de 2014

Pela 1ª vez na Paraíba, presos condenados vão desfilar no dia 7 de setembro em João Pessoa

Vão desfilar 100 detentos condenados por crime como homicídio, tráfico de drogas e assaltos

Cidades | Em 06/09/14 às 15h06, atualizado em 06/09/14 às 18h28 | Por Hyldo Pereira
Divulgação/ SEAP
Presos durante treinamento
É com a faixa “Ressocialização: civismo e cidadania.Todos nós somos brasileiros”, que 100 detentos do regime semiaberto da Paraíba condenados por crime como homicídio, estupro, tráfico de drogas e assaltos, vão se apresentar na manhã deste domingo (7), em João Pessoa, durante o desfile Cívico de 7 de setembro. A iniciativa é inédita na Paraíba e no Brasil, conforme levantamento feito pelo secretário de Administração Penitenciária do estado, Walber Virgolino.
A ideia surgiu após uma consulta feita aos apenados. A ação integra o processo de ressocialização dos presos do sistema penitenciário paraibano. Vão se apresentar mulheres e homens dos presídios Júlia Maranhão e Ritle Cantalice, conhecida como ‘ Média de Mangabeira’.
“A ressocialização de presos na Paraíba é o nosso carro chefe. Temos que dar dignidade a eles durante o cumprimento da pena. São pessoas que erraram na vida e estão pagando pelo erro. Um dia quando estiverem livres poderão seguir suas vidas e escolher uma profissão, devido os cursos que oferecemos dentro das unidades prisionais. Para o desfile de 7 de setembro, foram mais de 200 selecionados, mas tivemos que escolher apenas 100”, falou Virgolino.
Para apresentação os apenados vão desfilar apenas com uma camisa da Secretaria de Administração Penitenciaria (SEAP) e sem algemas. Eles passaram por um treinamento e pretendem fazer bonito na avenida Duarte da Silveira, local onde ocorrerão às apresentações na Capital paraibana.
“Os apenados vão desfilar sem a necessidade de algemas e de um aparato de segurança especial. Os escolhidos são presos de bom comportamento que passam o dia fora dos presídios e retornam para dormir. Os 100 nunca deram trabalho nem se envolveram em brigas e discussão dentro das unidades”, ressaltou o secretário.
Durante o desfile, os detentos vão distribuir rosas para a plateia e soltar a pomba da paz em frente do palanque principal, onde se concentram às autoridades paraibanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário