PIEMONTE FM

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Detran e Semob abrem Semana Nacional de Trânsito

18 de Setembro de 2014


Um comando educativo, às 8h desta quinta-feira (18), no Parque Solon de Lucena, abriu as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2014. A campanha acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, e desta vez terá como tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
Detran e Semob abrem Semana Nacional de Trânsito


O tema foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que mantém a Semana Nacional de Trânsito entre as atividades da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020.


Na Paraíba, a programação elaborada pelo Governo do Estado será coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), constando também de atividades em escolas e vários pontos da capital e outras cidades, em parceria com prefeituras e órgãos de trânsito.


Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o desafio da campanha é envolver a sociedade numa ampla discussão em relação à segurança no trânsito, de modo que cada um possa refletir sobre o seu papel na garantia de uma melhor mobilidade urbana.


Atropelamentos –A escolha do pedestre como tema central da Semana Nacional de Trânsito 2014 foi da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, do Contran, diante da constatação da necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemple questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária que historicamente prioriza a circulação de veículos automotores. O objetivo é fazer com que os condutores respeitem cada vez mais o pedestre, evitando atropelamentos.


Segundo dados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, a quantidade de atropelamentos sofreu uma leve redução nos últimos anos, bem como o número de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.


Em 2011, entre 9.557 atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito, foram registrados 1.261 atropelamentos.


Em 2012, das 8.666 vítimas de acidentes de trânsito, 1.194 foram atropeladas.


Em 2013, o Hospital de Trauma atendeu 8.491 vítimas de acidentes de trânsito , sendo 1.053 casos de atropelamento.


Já em 2014, da janeiro a agosto, foram atendidas 6.078 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 694 por atropelamento.


Operação Lei Seca –Na Paraíba, o período da Semana Nacional de Trânsito coincide com o aniversário de dois anos de criação da Operação Lei Seca, que desde 21 de setembro de 2012 passou a integrar as ações do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), tornando mais eficientes as fiscalizações pelo cumprimento do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe que motoristas dirijam após terem ingerido bebida alcoólica.


Desde que foi criada, a Operação Lei Seca aplicou 74.682 testes do bafômetro, que resultaram em 5.329 flagrantes por embriaguez ao volante e 523 prisões.


Só em 2014, foram aplicados 36.478 testes do bafômetro, com 2.188 flagrantes e 128 prisões.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário