PIEMONTE FM

terça-feira, 29 de julho de 2014

Boqueirão tem apenas 29% da capacidade e Campina poderá ter racionamento

Nível mais baixo dos últimos 15 anos; bacia do Paraíba tem três açudes secos
Cidades | Em 29/07/14 às 07h16, atualizado em 29/07/14 às 07h22 | Por Jornal Correio da Paraíba/Daniel Mota
Jornal Correio da Paraíba
Açude de Boqueirão
O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, atingiu nessa segunda-feira (29) o nível mais baixo dos últimos 15 anos e o menor de sua história: 29% do seu volume de armazenamento ou 123 milhões de metros cúbicos. A bacia do Rio Paraíba, do qual o manancial faz parte, também é uma das mais secas, com 15 açudes, dos quais três já secaram e oito tem menos de 35% da capacidade. Os dados são da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) e do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (Dnocs). 


A Aesa ainda destaca que a tendência é que o açude continue perdendo volume sem perspectivas de recargas até dezembro, por conta estiagem na região do Cariri onde se localizam os reservatórios da bacia. O racionamento d’água já está sendo discutido. 

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a última vez que o Boqueirão registrou seu menor nível, foi em 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade. Na época, Campina Grande e outros 19 municípios abastecidos pelo reservatório tiveram que enfrentar racionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário