PIEMONTE FM

terça-feira, 8 de abril de 2014

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vai receber nesta terça-feira (8), às 10h, no auditório da Instituição, o certificado de Acreditação


O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vai receber nesta terça-feira (8), às 10h, no auditório da Instituição, o certificado de Acreditação, emitido pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. Com isso, a instituição passa a ser o primeiro hospital público da Paraíba e o quarto do Nordeste a receber o selo. O certificado, semelhante ao ISO, mas exclusivo das instituições de saúde, atesta a qualidade dos serviços prestados, garantindo maior transparência e eficiência no atendimento médico.
De acordo com a gerente do Núcleo da Qualidade do Hospital, Gabriela Gonçalves, o processo foi iniciado no começo da gestão pactuada entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha Brasileira, quando foi realizado um diagnóstico organizacional relatando quais os protocolos e rotinas que deveriam ser criadas, organizadas e readequadas. “O processo de Acreditação foi iniciado no final de 2011, com o recebimento da declaração de diagnóstico organizacional concedida pela ONA. Por meio desse relatório pudemos perceber todas as metas que o hospital precisaria cumprir para receber o selo”, explicou.
A gerente lembrou ainda que o selo não é meramente um certificado que será colocado na parede, mas significa uma luta constante para conseguir a excelência no atendimento. “É sempre bom lembrar que o certificado de acreditação proporcionou grandes mudanças no Hospital de Trauma, já que agora conseguimos identificar as nossas falhas com mais rapidez e consequentemente as sanamos em tempo hábil”, enfatizou.
Segundo o diretor técnico do hospital, Edvan Benevides, por meio da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. “Por isso, é de extrema importância a participação de todos no processo, já que juntos podemos promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência no hospital”, observou.
Benevides enfatizou que todos os funcionários da unidade de saúde foram responsáveis pela Acreditação, já que só por meio da união e comprometimento de todos o Trauma conseguiu a certificação. “O Certificado de Acreditação vai melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde prestados na instituição, e consequentemente, a satisfação dos nossos usuários”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário