PIEMONTE FM

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Paraíba Palace é reinaugurado nesta sexta como shopping, com 100 lojas e vai gerar 300 empregos

Divulgação
Paraíba Palace: revitalizado, abriga novo shopping
O segmento de shoppings em João Pessoa continua em expansão. Com quase 1 milhão de habitantes, a capital paraibana inaugura, nesta sexta-feira (20), o Paraíba Palace, um shopping localizado no Ponto de Cem Reis, num prédio considerado um ícone da arquitetônico, bem no centro da cidade. 
O prédio histórico do Paraíba Palace, em estilo art-noveau, foi todo revitalizado e conservou seu valor arquitetônico histórico, pintado num amarelo marcante. Ainda é considerado um dos pontos mais nobres da cidade, com a fachada aristocrática e seu espaço interno redesenhado pela modernidade e competitividade  do capitalismo.
Até 2015, pelo menos dois novos centros comerciais devem ser lançados no mercado pessoense, numa estimativa de abrir vagas para mais de 6 mil novos empregos,  diretos e indiretos.
Paraíba Palace Shopping é um empreendimento comercial ousado, que vai abrigar 100 lojas, em três pavimentos. São quase 3.500 metros quadrados de área construída, quatro elevadores e duas escadas, de acordo com o empresário Hermano Targino, proprietário do local.
No passado, o Paraíba Palace Hotel ficou em situação crítica, sem condições de uso e quase chegou a ser totalmente interditado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado da Paraíba (Iphaep), inclusive na parte térrea, onde até hoje funcionam alguns pontos comerciais.
Construído há mais de meio século em forma de hotel, o Paraíba Palace deverá ter a maior movimentação de toda a sua história, o que segundo Targino, não irá comprometer a arquitetura nem o caráter histórico do edifício. “Trabalhamos com materiais que protegem e isolam a construção original. Além disso, o Paraíba Palace é um prédio tombado pelo Iphaep e tivemos que seguir suas exigências. O que fizemos foi uma restauração”, explicou. Além disso, o empreendimento atendeu todas as exigências legais e obteve autorização do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e da Secretaria Ambiental.
No Paraíba Palace Shopping foram instaladas cem lojas e uma praça de alimentação com quatro restaurantes, além de casa lotérica, internet Wi-Fi e dois salões de beleza.Até 2015 espera-se que sejam inaugurados mais dois outros shoppings em toda a região metropolitana. O primeiro, no bairro de Mangabeira, tem projeção para que sejam construídas 340 lojas em uma área de 81 mil metros quadrados, com cinco salas de cinema, 210 lojas satélites e 13 âncoras. Já o segundo, em Intermares, Cabedelo, contará com dois pisos e vai abrigar 2.400 vagas de estacionamento e 15 lojas âncoras e megalojas, gerando 1,5 mil empregos diretos e indiretos.
Para o especialista em economia, Edvaldo Teixeira de Carvalho, o crescimento é positivo, pois gera novos empregos e mais renda.  “Essa competitividade de shoppings com certeza tem caráter positivo, tanto para o setor econômico, financeiro, como no social. Com novas unidades de shoppings serão gerados novos empregos e renda. Ganha os empresários, os moradores da cidade e a cidade como um todo”, esclareceu.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL), Eronaldo de Vasconcelos Maia, "novos empreendimentos como o Paraíba Palace são sempre bem vindos ao centro da cidade, por conta do comprometimento com a qualidade em atender os consumidores e por gerar novas oportunidades para empregados e empregadores".

Paraíba Palace, quando estava sendo reformado
Foto: Paraíba Palace, quando estava sendo reformado
Créditos: Hermes de Luna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário