PIEMONTE FM

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Operação para endireitar Costa Concórdia será concluída na terça

Engenheiros e técnicos trabalham para puxar navio de 114,5 mil toneladas.
O cruzeiro está encalhado desde 2012 no litoral da Itália.

Da France Presse
8 comentários
A megaoperação para colocar o cruzeiro Costa Concordia na horizontal, iniciada nesta segunda-feira (16) em frente ao litoral da ilha italiana de Giglio, será concluída na terça-feira, segundo as equipes responsáveis pelo projeto.
  •  
Fotos feitas nos horários 12:04, 16:33 e 17.52 mostram a operação no navio Costa Concordia (Foto: Andrew Medichini/AP)Fotos feitas nos horários 12:04, 16:33 e 17.52 mostram
a operação no navio Costa Concordia
(Foto: Andrew Medichini/AP)
"A noite será longa", afirmou Franco Gabrielli, da Defesa Civil, ao anunciar que a operação prosseguirá durante toda a noite até a manhã de terça-feira.
Ao término de sete horas, o enorme navio de 17 andares de altura foi endireitado em alguns graus, afirmou na coletiva de imprensa Sergio Girotto, chefe do projeto da firma italiana Micoperi.
O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio.
Segundo as imagens exibidas pelo canal de notícias Sky, que transmite ao vivo a operação, o navio movimentou quase um metro, claramente identificável por estar coberto de musgo.
A primeira fase da operação é considerada pelos especialistas a mais delicada, já que o navio encalhou em uma área rochosa.
Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114,5 mil toneladas.
O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.
A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de sacos de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.
Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocado para longe da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário